segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Ano Cetônico!

Planejei para 2017 um ano repleto de cetose. Essa primeira semana, continuo seguindo a dieta low carb de forma suave (dei uma escapadinha ou outra, mas sempre comendo alimentos permitidos pela Dieta Paleo). Mas 2017 é o ano do foco! Foco na barriga trincada, na bunda durinha, nas perninhas afastadas...

ENTRANDO EM CETOSE

Para entrar em cetose, é necessário o consumo de carboidratos líquidos menor ou igual a 20 gramas por dia, por no mínimo. Em aproximadamente 15 dias, o corpo entra no processo de cetose. Para ter certeza do sucesso do processo, pode-se utilizar fitinhas indicadoras de corpos cetônicos para verificação das taxas. No meu caso, ainda não comprei as fitas, mas caso alguém se interesse, solicitei as fitas Accu-Chek Keto-Diabur-Test 5000.

Para entrar em cetose, deve-se eliminar o consumo de açúcar, massas, cereais, grãos, leite,  frutas (algumas são permitidas) e raízes. A cetose é induzida através do consumo baixo de carboidratos e elevado de gorduras (você leu certo: gordura emagrece).

O cardápio cetogênico consiste basicamente em animais e suas gorduras naturais e vegetais que nascem acima da terra. As frutas são ricas em frutose (açúcar) e devem ser evitadas. Algumas frutas, como a amora, morangos, limão, maracujá, cereja, mirtilos, acerola e abacate podem ser consumidas com moderação. A dica é encarar a fruta como sobremesa.

LIMPEZA DA DESPENSA

Se você tiver alguns dos ítens proibidos citados acima, livre-se deles. Doe, faça umas guloseimas e leve para seus colegas de trabalho/escola (acaba logo enquanto você se despede dos carboidratos). Livre-se das farinhas, cereais, grãos, amido, biscoitos, massas, pães e bolos.

COMPRAS DOS 15 DIAS DE INDUÇÃO

Anota aí:

  • Ovos
  • Bacon
  • Presunto artesanal (Copa, por exemplo ou pernil)
  • Carne
  • Frango
  • Peixes
  • Queijos 
  • Requeijão cremoso ou Cream Cheese (olhe a composição. Não vale os que tem amido)
  • Coco seco
  • Abacate
  • Morangos
  • Acerola
  • Limão
  • Brócolis
  • Couve Flor
  • Abobrinha
  • Beringela
  • Creme de leite
  • Cacau em pó
  • Café
  • Chá de saquinho
  • Stévia ou Sucralose (Adoçantes)
Para início, está de bom tamanho.

CONTANDO OS CARBOIDRATOS

Para a contagem dos carboidratos, indico a instalação de aplicativos que auxiliem na contagem dos carboidratos. Particularmente, gosto muito do TecnoNutri, mas o FatSecret é mais popular. Registre o alimento consumido no aplicativo, indicando tamanho da porção (de preferência pesado em balança) e subtraia as fibras consumidas do total de carboidratos.

OS PRIMEIROS DIAS

Aumento da sede e redução do inchaço proveniente da retenção de líquidos pode ser visualizada em três dias. A primeira semana é uma espécie de semana detox: redução da retenção de líquidos, reconhecimento do corpo do mecanismo sede e saciedade garantida por mais tempo.

SEM MEDO DA GORDURA

A gordura é a garantia da saciedade nessa dieta. A manteiga, o oléo de coco, azeite de oliva, azeite de dendê são bem vindas, bem como a gordura animal. Não tenha medo de usar no preparo das refeições. O colesterol é produzido pelo corpo e não adquirido pela alimentação. 

GANHO DE MASSA

Fique atenta ao ganho de massa muscular. A melhor forma de acompanhar essa evolução (emagrecer, manter peso, ganhar massa, etc) é através da fita métrica. Crie uma tabela indicando data, peso, circunferências e preencha toda semana para acompanhamento.

PAREI DE EMAGRECER, E AGORA?
Confira a tabelinha recomendada acima. A circunferência da cintura tende a diminuir sempre se estiver perdendo gordura. A perda de peso não é necessariamente a mesma coisa que emagrecer. Abra a cabeça quanto a isso.
Já se os dados estiverem estacionados a mais de 15 dias, experimente um dia do lixo por mês ou alteração dos exercícios físicos.

EXERCÍCIO FÍSICO

A dieta estará correta se não necessitar de exercício físico para a manutenção do peso. O exercício por prazer do corpo pode ser introduzido (prefira atividades que te façam bem, não as que gastam mais calorias, como lutas, danças, treino funcional, natação, etc). 

Para o emagrecimento, atividades que trabalham os músculos são a melhor opção, ao contrário do que se imaginava. Prefira o HIIT ou Treino Funcional. Musculação é uma boa pedida também.

FOCO

Mantenha o foco e siga firme!





13 comentários:

  1. Muito obrigada por compartilhar sobre este cardápio sempre ouvia falar mas nunca entendia como funcionava. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, obrigada pela visita! Precisando de alguma dica, pode entrar em contato.
      Grande beijo!
      ;*

      Excluir
  2. Comprei as fitinhas, depois de 4 dias sem carboidratos já estavam ficando roxinhas. :)
    Que bom que você se adaptou tão bem, eu não aguentei mais que 10 dias, já estava subindo as paredes querendo um carboidrato. E os carboidratos das outras fases não me satisfazem, sou péssima em comer frutas, legumes e vegetais, não é algo que me conforta, então parecia que eu estava eternamente numa fase de indução me privando de tudo que gosto >.<.
    Perdi bastante peso no período. Tenho saudades de fazer mais uma ou duas semaninhas dela com esse propósito, mas tenho que estar muito muito muito bem decidida porque sei o que vou passar de vontade. XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Drella! Fui vegetariana durante anos (de origem animal, consumia apenas produtos lácteos e ovos), então esses bons carboidratos não me custaram um sacrifício.

      Quanto à Dieta Low Carb, se não consegue seguir, ela talvez não seja para você. Uma amiga nutricionista costumava dizer que dieta é um hábito alimentar, ou seja, é para a vida toda. Não é a toa que muita gente engorda quando para.

      Torço para que você consiga fazer uma adaptação.

      Beijo!!!

      Excluir
  3. Oiee, acho que é a primeira vez no seu blog, amei sua foto perfil, tão perfeita!

    Ain já ouvi falar dessa dieta, ela emagrece mesmo, lembro que tinha uma menina no forum que fazia. Se não me engano a Dukan se enquadra nela né? É com baixo consumo de carboidrato.

    Mas você disse que ela forma massa muscular, então não é boa pra uma pessoa que queira perder massa muscular além de gordura né? (é que eu tenho muitos músculos nas pernas, especialmente na panturrilha e não gosto, já teve gente que falava do meu "batatão", então tenho interesse em perder massa muscular e não ganhar, ficar bem sequinha).

    Espero que dê tudo certo com a sua dieta. Vou torcer por você.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kitty, obrigada pela visita!

      ELa impede a perda da massa muscular. Para "ganhar musculos", é necessário realizar exercícios de hipertrofia.

      Ressalto que a perda de massa muscular pode provocar dores nas articulações, artrite, tendinite entre outros tantos distúrbios.

      Grande beijo!

      Excluir
  4. Obrigada! Parece muito bom, vou me preparar pra tentar.

    ResponderExcluir
  5. Essa dieta parece muito boa, estou tentando ingerir realmente mais proteína e cada dia menos carboidratos, sem contar que você não emagrece ficando flácida.
    Gordura boa é bom.
    Beijos, Queen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gordura é saciedade!
      Tem um estudo (não me recordo mais onde li) que compara o efeito do carboidrato no corpo humano ao efeito de algumas drogas. É bem interessante!

      Excluir
  6. Eu no começo dr 2016 começei a dieta e fracassei...porem eu não desisti e consigui emagrecer muito espero que a sua dieta traga grandes resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Belle, Na primeira vez que tentei eu surtei. Contei calorias e carboidratos, e fiquei sem comer quase nada! Mas eu li tanto sobre e vi tantos bons resultados que continuei pesquisando para descobrir o que deu errado na minha tentativa.
      Quando me senti confiante, tentei novamente e vi diferença!

      Excluir
  7. Ameiii... Vou fazer o limpa e iniciar!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Seu apoio é importante nessa jornada!