sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Dicas para quem come fora

Raramente faço minhas refeições em casa. O almoço principalmente. Inclusive já me convenci por 2 motivos que devo voltar a prepara-lo e levar: controle da ingestão de calorias e economia. A praticidade de fazer refeições em casa  nem sempre compensa, mas ser exposto à um buffet de comida a quilo nem sempre é bom quando não há controle. Aqui vão algumas dicas para fazer um prato interessante e barato.

1 - Comece pela salada. 

Folhas fazem volume no prato e não pesam quase nada. Sirva-se de alface, rúcula, agrião, etc. Ocupe metade do prato pelo menos com esses alimentos. Complete com tomate cereja, pepino, cenoura ralada ou beterraba. Conte as unidades (colher de servir arroz, colher de sopa, pegador, unidade, rodela, etc).

2 - Escolha sua proteína

Esse é o item que garante mais saciedade no seu prato. Escolha muito bem: ovos, se divididos ao meio, pegue apenas as claras - inteiros pesam muito e sai caro no peso. Se for escolher um filé, pegue apenas uma unidade. Caso queira comer carne e frango, meio bife de cada.

3 - Ponha fibras no seu prato

Se disponível, sirva-se de sementes de linhaça, chia ou gergelim: 1 colher de sopa de qualquer uma das 3 ou um mix delas é suficiente.

4 - Se sentir necessidade de algum carboidrato, procure os integrais e de baixo índice glicêmico.

Sirva-se de arroz integral, quinoa ( até 4 colheres de sopa) ou 1 rodela de raiz (mandioca, inhame, batata doce). Pode-se ingerir brócoli ou couve flor (2 a 3 buquês).

5 - Não peça suco, evite sobremesa

Costuma beber e comer junto? Abomine esse costume. Ao beber, você dilata o estômago, aumentando o volume do que cabe dentro. Beba até meia hora antes e depois de meia hora de comer. "Mas Ana, o que eu faço se estou acostumada?" Pegue um pedaço de alguma frutinha suculenta, como melão, melancia e mamão e vá comendo pedacinhos conforme der vontade de beber.Quanto a sobremesa, guarde um pedacinho de fruta para depois ou uma gelatina diet.

6 -  Quanto deve pesar meu prato?

Um prato normal de dieta hipocalórica (não é um prato Ana, ok?) deve pesar entre 300g e 400g. Mais que isso é um  prato de gordo guloso ou de halterofilista. 

Meu prato hoje pesou 330g (1 filé de frango, spagetti de pepino, ovos de codorna, salada de tomate e banana da terra). 

Ajudou?


 


5 comentários:

  1. Amei toxas as dicas.
    Achei novamente meu cardapio da nutri o negocio e seguir novamente.
    O unico problema e q ela nao me deu porcoes e sim so o q comer e as suas dicas me ajudaram mto
    Bjos

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    1. Desculpe a redundancia e os erros de port. Acabei de acordar kkkk

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. é mais legal fazer isso do que comprar pronto na cantina, ainda mais eu que não como carne... Mas tem que deixar a preguiça de lado...

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