terça-feira, 8 de novembro de 2016

O Desafio do Café da Manhã Low Carb

A refeição mais drástica para a mudança de hábitos definitivamente é o café da manhã. Principalmente pra quem curte um achocolatado geladinho e um pão com manteiga. Desse hábito, manteremos apenas a manteiga (a única coisa que as pessoas julgam não saudável nessa refeição).

Comecemos a expor o carbo x raixo x dessa refeição:

Achocolatados (Porção de 2 colheres de sopa) - entre 14b e 19g de carbs
Leite desnatado (200ml) -  9 a 11g de carbs
Pão francês (50g a unidade) - 20g a 26g de carbs
Manteiga - 0g de carbs

Total entre 43 e 56g.

Substituindo por café com leite desnatado sem açúcar, esse valor descia para 37g no mínimo. Com açúcar, prefiro nem contabilizar.

Meu café da manhã era assim: consistia basicamente com essa composição (puro lamento por anos de ignorância). Eu tomava Nescau Light (1 colher de sopa só) e leite desnatado e comia um pão com requeijão light. Uma tragédia nutricional. Mas era prático: leite gelado, Nescau se dissolve fácil...

Lembrando que a dieta low carb recomenda o consumo de 20g a 50g de carboidratos por dia. Na primeira refeição do dia, la se ia a cota do dia fácil. E eu curtia jantar igual ao café da manhã.

Mas o que comer?

CAFÉ COM CREME DE LEITE
Tá difícil largar do leite? Já experimentou creme de leite? O café fica cremoso, parecendo daqueles feitos em cafeteria. 2 a 4 colheres no café são suficientes. O creme de leite leve (até 20% de gordura) possui mais carboidratos que o tradicional (prefira as versões em lata).

OVOS
Quase 0g de carboidratos por unidade. 0,61g para ser exata. E uma saciedade incrível pelo resto da manhã. 2 ovos na manteiga são uma ótima opção. Omeletes também são ok. Experimente recheios de carne, frango, linguiças artesanais (as industrializadas costumam ter maltodextrina), bacon, vegetais verdes escuros.

QUEIJO
Um pouco de moderação no consumo (tem pouco carboidratos, mas ainda assim, os tem). Prefira queijos mais duros e escuros, que indicam a cura prolongada no processo de fabricação. Muçarela, prato, parmesão e provolone tem pouquíssimo carboidrato.

BAURU SEM PÃO
Meu preferido! Queijo, presunto (evito presunto: normalmente uso lombo ou pernil fatiado bem fino no lugar) e tomate (prefira os tomates grandes aos cereja ou uva), com orégano. Vai ao microondas por tempo o suficiente para derreter o queijo.

RECEITAS INOVADORAS
Quando quero uma novidade, tento uma receita aleatória da internet. Já experimentei o pão nuvem, queijadinha low carb de frigideira, crepe de ovo e requeijão... A ideia é pesquisar.

SOBRAS DO ALMOÇO OU JANTAR
Por que não? Que tal aquelas almondegas do almoço de ontem no café da manhã? E um filézinho de frango bem cedo? Não custa nada tentar... e se surpreender!

O que não comer

Esqueça: açúcar, leite (principalmente o desnatado), margarina, frutas que não sejam low carb (tente comer as frutinhas silvestres, coco seco ou abacate), raízes (modere caso faça exercício - o mesmo vale para o iogurte integral), grãos e legumes, farinhas tradicionais, pães, biscoitos e bolos.

4 comentários:

  1. Vou experimentar esse café com creme :)
    Não há força no mundo que me faça tomar café da manhã. Desde criancinha, sério já tentei de tudo, passo tão mal que depois não consigo almoçar. Acabei desistindo, primeira refeição do dia é o almoço mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouviu falar em jejum intermitente? Tem diversos estudos que indicam que pular refeições (ao contrário do que se pensa) faz muito bem para a saúde.
      Não faz mal sua primeira refeição ser o almoço.
      ;*

      Excluir
  2. Oi
    Tinha esquecido de deixar meu link:
    http://melmeltingthoughts.blogspot.com.br/
    Bá, eu entendo o raciocínio dissoo tudo, mas qdo leio " Experimente recheios de carne, frango, linguiças artesanais (as industrializadas costumam ter maltodextrina), bacon, vegetais verdes escuros" me dá medo.
    Juro que racionalmente entendo, mas não sei se conseguiria. Tá, conseguiria... Mas com mto medo. Me conta teus resultados a longo prazo.
    Bjokonas
    :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mel, eu curtia um leite com nescau de manhã. Abandonar esse hábito ruim demorou.
      Meus resultados estão como o esperado. Estacionei no peso (por isso comecei a usar a fita métrica). Mas estou com muito menos celulite agora.
      ;*

      Excluir

Deixe seu comentário! Seu apoio é importante nessa jornada!