Ao manter o abdome contraído no dia a dia (não somente no exercício), você ativa a postura correta e continua trabalhando a musculatura do core, mesmo sem fazer exercício. Em consequência, o músculo consome mais energia e gasta mais calorias, além de ser trabalhado.
É um método eficaz para quem não está fazendo exercícios, só precisa atenção para não relaxar o abdome. E cuidado: contrair não é murchar! Em pouco tempo, o corpo memoriza o exercício como funcionamento normal do corpo.
Como fazer
1 – Deite-se de barriga para cima e dobre os joelhos, apoiando bem os pés no chão.
2 – Sinta seu corpo: coloque as mãos nas últimas costelas (pouca acima da barriga), mantenha os braços e os dedos das mãos bem relaxados;
3 – Trabalhe a respiração: Puxe o ar pelo nariz e solte pela boca, assoprando como quem fosse “apagar uma vela” que está bem longe de você.
4 - Quando você estiver soltando o ar, empurre seu umbigo contra sua coluna lombar. Imagine que você está “carimbando” o chão com a coluna e “costurando seu umbigo na sua coluna”. Ao fazer isso não levante as costelas nem prenda a respiração.
5– Continue respirando: puxe o ar normalmente e solte forçando a saída do ar. Isso vai fazer com que suas costelas se fechem; suas mãos se aproximem e sua coluna se alinhe. (Tente não fazer força com o pescoço ao assoprar.)
Esse exercício mostra como contrair os músculos do seu abdome, protegendo sua coluna.Quando você “puxar” o ar (inspirar), você prepara a posição do exercício. Ao soltar o ar com força (expiração forçada) , você contrai o abdome e executa o exercício.
Ao aprender essa contração abdominal, você vai poder aplicá-la durante atividades físicas, evitando lesões, principalmente na coluna lombar.
Exercícios onde a contração é muito importante
1 - Yoga
2 - Pilates
3 - Dança do ventre
4 - Isometria
5 - Musculação
Contração do esfincter
Esse é mais fácil de contrair. O centro geométrico do nosso corpo é o anus. A contração da região muscular da região (você sabe prender, é natural) junto com a contração do abdome potencializa o fortalecimento do core e o gasto de energia.
Dica do dia: andar contraída!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário! Seu apoio é importante nessa jornada!