segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Alimentos que não podem faltar na dispensa de um low carber

Os alimentos a seguir são indispensáveis na minha casa. Desde que comecei a dieta low carb, não os deixo faltar em hipótese alguma.

Os práticos

Ovos: Nunca diexo faltar. Como sempre no café da manhã, faço omeletes, e diversas receitas low carb (ovos, panquecas, queijadinha, bolinhos) levam esse ingrediente. Dura bastante tempo se conservados de forma adequada e custam bem barato. Ovos de codorna também são uma boa pedida.

Queijo: Gosto de variar bastante os sabores (normalmente compro queijo prato, muçarela, parmesão e provolone). Requeijão e cream cheese também são ok: observe a tabela nutricional e os ingredientes: evite os que contém amido.

Creme de leite ou Nata: A nata é bem mais gostosa, mas é mais fácil de encontrar no sul do país e precisa de refrigeração. O creme de leite quebra um galho e tanto - prazo de validade grande. Ocupa menos espaço que a caixa de leite (dá umas 12 a 15 colheres de sopa - ou seja: 3 cafés com creme) e muito pouco carboidrato. Diversas receitas o levam como ingrediente.

Linguiças: Dou preferência para as artesanais. Compro sempre salsichões e toscanas para manter na geladeira. Também tenho sempre um paio defumado guardado (frita bem rapidinho na própria gordura - tipo bacon) para acrescentar nas receitas.

Bacon: Idem ao paio. Super prático e saboroso, complementa diversas receitas.

Nozes e castanhas: São ricos em gordura e saciam a fome. Ótimo petisco, prático para lanche.

Atum: eu juro que queria gostar, mas não curto. É uma boa refeição emergencial. Prefira os conservados em água e não em óleo.

Sempre na lista de compras

Carne bovina: moída (ótimo para fazer hamburguer, polpetone e almondega ou aquele molho bolonhesa bem gordo) ou para bife, com o corte de sua peferência. Também rola umas carnes de segunda, ótimas para sopa e ensopadinhos.

Porco: Curto comprar costelas e lombo e filé, mas até moída está liberada. O bacon também.  

Aves: Todas liberadas, inclusive a pele, os pés, etc.

Peixes: Não os curto, tenho algum problema com a textura. Juro que queria muito gostar, afinal, são ricos em ômega 3. 

Frutos do mar: caranguejo, siri, camarões, polvo, lula e ostras são ótimas opções para variar o cardápio, mas um tanto carinhos (principalmente para quem não mora no litoral).

Gorduras: Manteiga, óleo de coco e azeite de oliva. Uso bastante, até na hidratação/nutrição do cabelo (hahahaha).

Folhas: alface, acelga, rúcula, agrião, espinafre, repolho e mostarda. Sempre escolho uma ou duas para a semana (planejando a refeição, dá até para congelar). Lavo as folhas, seco direitinho e guardo num pote plástico com tampa, com camadas alternadas de papel toalha e folha.

Verduras: Abobrinha e berinjela são "vegetais curingas": não tem gosto de nada e pegam sabor de tudo. Chuchu, maxixe, quiabo e vagem são ótimos também. A abóbora as vezes (alguns tipos tem muito carboidrato). 

Frutas: Tomate (biologicamente, é fruta. Tá certinho), abacate, coco, morangos, amoras, cerejas, acerola, framboesa, maracujá e limão. Dou preferência ao coco, morangos e tomates. As vezes compro maracujá.

Laticínios: Queijos, coalhada e iogurte natural sem açúcar. Também abuso do requeijão cremoso e cream cheese (olhar sempre a composição e o teor de carboidratos). Sempre dessoro o iogurte. O soro é a parte mais rica em carboidrato. 

Para "fazer um social"

Nozes e castanhas: São ricos em gordura e saciam a fome. Ótimo petisco, prático para lanche.

Conservas low carb: Pepinos, azeitonas salvam a pátria quando dá aquela preguiça de cozinhar. Dá para fazer um pratinho de petisco usando queijo, azeitonas e pepinos ou usar como recheio de omeletes. Sensacional.

Vodka: A vodka é uma excelente opção de bebida alcoólica com zero carboidrato. Dá para preparar drinks com frutas low carb ou misturar com algum refrigerante Diet/Zero.

Gelatina diet: Sobremesa essencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Seu apoio é importante nessa jornada!