segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Você tem dado atenção a sua pele?

A pele é o maior órgão do corpo humano. É responsável por diversos mecanismos do corpo humano, necessitando de cuidados especiais com frequência.

Tipos de Pele


A sociedade Brasileira de Dermatologia classifica os tipos de pele em:

  • Normal: Menos frequente dentre todos os tipos de pele, a pele normal tem textura saudável e aveludada. Além disso, possui elasticidade ideal e produz gordura natural em quantidade adequada. Normalmente, a pele normal apresenta um aspecto rosado, com poros pequenos e pouco visíveis, e é pouco propensa ao desenvolvimento de espinhas e manchas.
  • Seca: A perda de água em excesso caracteriza a pele seca, que normalmente tem poros poucos visíveis, pouca luminosidade e é mais propensa a descamação e vermelhidão. A pele seca também pode apresentar maior tendência ao aparecimento de pequenas rugas e fissuras. A pele seca pode ser causada por fatores genéticos e hormonais, e também por condições ambientais, como o tempo frio ou seco, o vento e a radiação ultravioleta. Banhos demorados e com água quente podem provocar ou contribuir para o ressecamento da pele.
  • Oleosa: A pele oleosa tem aspecto mais brilhante, úmido e espesso, por causa da produção de sebo maior do que o normal. Além da herança genética, contribuem para a oleosidade da pele fatores como alterações hormonais, excesso de sol, estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura. A pele oleosa apresenta os poros dilatados, e maior tendência à formação de acne, cravos e espinhas.
  • Mista: É o tipo de pele mais frequente, e apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo) e seco nas bochechas e extremidades. A pele mista tem espessura mais fina, com tendência à descamação e ao surgimento de rugas finas e precoces.
Cuidados Diários Necessários (todos os tipos de pele)

  • Higiene: É importante limpar a pele duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos, poluentes e poeira. O acúmulo de sujeira na pele leva ao entupimento dos poros, e favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce. É recomendável usar um sabonete adequado para o seu tipo de pele, preferencialmente, líquido. Outra dica importante é esfoliar a pele duas vezes por semana. Retirar as células mortas é importante para dar uma aparência mais viscosa à pele e estimular a renovação celular. Deve-se sempre retirar a maquiagem com uso de tônico ou removedor apropriado. 
  • Hidratação: Uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções. Assim, diariamente, é preciso usar hidratantes adequados a cada tipo de pele e específicos para o rosto e o corpo. Além do uso de produtos específicos, recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água. 
  • Proteção Solar: A exposição solar em excesso também pode causar tumores benignos (não cancerosos) ou cancerosos, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. Na verdade, a maioria dos cânceres da pele está relacionada à exposição ao sol, por isso todo cuidado é pouco. Use sempre protetor solar com fator de proteção solar (FPS) de 30 ou maior. Cubra as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas. Óculos escuros também complementam as estratégias de proteção.
Você tem cuidado bem da sua pele?

Na correria do dia a dia, acabamos pulando alguns cuidados essenciais. O resultado é uma pele opaca, manchada e com cravos e espinhas. O aumento dos poros e perda da elasticidade, bem como o aumento da oleosidade são consequências do descuido. Deve-se avaliar que tipo de cuidado está sendo deixado de lado e corrigir.

Cuidado com a maquiagem

A maquiagem é a maior responsável pelo entupimento de poros, surgimento de cravos e espinhas. Prejudica a regulação térmica do organismo e pode levar a processos alérgicos. Por esses motivos, deve-se evitar passar longos períodos com maquiagem, limpar bem a pele após o uso e hidratar em seguida. O ideal é que se use maquiagem em ocasiões especiais, mas vá convencer uma mulher vaidosa...

Cremes anti-idade

Recomenda-se o uso dos cremes anti idade após os 25 anos, quando o nível de colágeno no organismo se estabiliza. Deve-se utilizar os cremes adequados à faixa etária e ao período do dia (diurno ou noturno). Cuidado especial para a área dos olhos e lábios: existem cremes específicos e bastões hidratantes.

Rotina de Cuidados

É sabido que esfoliação, máscaras de hidratação, anti-cravos e outros cuidados não devem ser feitos todos os dias. Mas pouco se fala em cronograma para cuidado de pele na internet, indicando quais os intervalos entre eles e a ordem dos serviços. O que encontramos facilmente são os cuidados diários, apenas.

Devo destacar que existem vários tipos de pele, destacando-se pela oleosidade os tipos seca, mista e oleosa; e que cada tipo desse exige um tipo de cuidado diferenciado e um cronograma diferente. O rosto e o corpo também exigem cuidados diferentes.


  • Rotina diária - Limpar/ tonificar / hidratar: São os cuidados realizados diariamente, e devem ser feitos com produtos adequados a seu tipo de pele. 
  • Rotina esfoliação - Para cada tipo de pele, a frequência de uso dos produtos esfoliantes se modifica. Para o corpo, recomenda-se que a cada três dias, se esfolie a superfície da pele e uma esfoliação mais profunda semanalmente. Para rosto, pescoço e colo, recomenda-se a esfoliação a cada 15 dias para pele seca; semanalmente para pele mista e normal e para pele oleosa até duas vezes por semana.
  • Máscaras de hidratação profunda ou reconstrução: recomendada para uso uma vez por mês ou uma vez a cada 15 dias. O uso desse artifício é interessante apenas caso haja necessidade, como por exemplo, quando há queimaduras solares ou do frio, após procedimentos que causam ressecamento extremo, etc.
  • Peeling - Recomendado para peles com manchas. Deve ser feito conforme recomendação do dermatologista, normalmente a cada 3, 4 ou 6 meses, conforme necessidade.
Nutrição de dentro para fora

A alimentação e hidratação adequada é de suma importância para a manutenção da qualidade da pele. Vitaminas e sais minerais são necessários para a recomposição celular, prevenção de doenças e qualidade do tecido epitelial. Há diversos suplementos alimentares voltados para a pele, unhas e cabelos.

Benefícios


O cuidado adequado com a pele promove o aspecto uniforme e saudável da pele, com a redução de manchas, uniformidade dos poros, redução da acne, controle da oleosidade ou secura, elasticidade da pele, etc. Para o corpo, a redução de pelos encravados, suavização das estrias e celulites, prevenção de novas estrias, etc.

Espero que a informação tenha sido útil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Seu apoio é importante nessa jornada!