terça-feira, 11 de outubro de 2016

Controlando a ansiedade

Como muitas aqui, sofro com o Transtorno de Ansiedade. Tenho muita dificuldade de manter a calma, o foco e a boca parada (acabo tendo episódios de compulsão alimentar). Tive um episódio forte recentemente e estou tentando voltar para o eixo normal. Compartilho aqui as minhas dicas:

1 - Cuide da Alimentação: Uma alimentação saudável mantém o organismo estável. O organismo bem alimentado tende a ter menos episódios de compulsão alimentar;

2 - Pratique exercícios físicos: Enquanto se faz uma atividade esportiva, o nosso organismo produz adrenalina e endorfina, trazendo a sensação de calma e bem estar.

3 - Diminua a cafeína: A cafeína é uma substância estimulante, que costuma agravar a ansiedade. Evite café, chá verde, mate e preto, coca cola, guaraná em pó ou xarope, etc.

4 - Reponha magnésio: A ansiedade elimina as reservas de magnésio do nosso corpo. Pode-se repor com o consumo de sementes de girassol, ou suplemento da substância.

5 - Use substâncias calmantes: tome de 2 a 3 xícaras de chá de ervas calmantes por dia (capim cidreira, camomila, macela, erva doce, etc.) ou consuma maracujá (polpa e casca). Se necessário, apele para os fitoterápicos.

6 - Pense positivo: elimine os pensamentos negativos e nocivos da sua cabeça. Trabalhe sua mente!

7 - Pratique exercícios de relaxamento: Yoga, Meditação, Tai Chi Chuan e outras terapias podem ajudar a manter-se relaxado e calmo.

8 - Ponha seus sentimentos para fora: Desabafar com alguém ou escrever ajuda a não entrar em desespero.

9 - Ouça música ou toque algum instrumento: A musicoterapia se mostra bastante eficiente nos casos de ansiedade.

10 - Se ame um pouco mais: Tenha tempo para si mesma. Se cuide, se mantenha vaidosa.

11 - Não vá dormir agitada: Faça algo relaxante antes de dormir (sexo, automassagem, aromatize o ambiente).

12 - Aprenda a dizer não: Exercite o Não no seu dia a dia. É importante que você elimine a sobrecarga de responsabilidades.

13 - Organize-se: Ter uma rotina e manter o ambiente, horários e tarefas organizadas ajudam muito a manter a calma e evitar episódios de ansiedade.

14 - Procure ajuda: Ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra é bem vinda. Em casa ou no trabalho divida tarefas e peça ajuda.

15 - Não abandone o tratamento e siga as dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Seu apoio é importante nessa jornada!