segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Falo demais, faço de menos! Novo plano de ataque!

Ando tentando manter-me motivada e acabo escrevendo e pesquisando bastante também. E cada descoberta nova, sinto-me no dever de compartilhar.

Confissão pública:

Eu, Ana Maria Portela (ou apenas Ana Po) me auto saboto demais. Isso que falha na minha dieta. Eu parei de culpar a minha genética, a falta de tempo ou o velho amar engorda. Eu me auto sabotei e por isso não emagreci.

A primeira coisa que eu devo confessar: andei comendo doces. E não os contabilizei: "uma balinha de coco não faz mal, né (pega umas 5 sem perceber). Tomei refrigerante. Até demais. Meu noivo tem esse mal hábito, mas a convivência não é desculpa para ter motivo de chutar o pau da barraca. Assumo ainda que perdi um pouco da motivação para fazer exercícios (e vou parar de dar desculpas de que ficar na cama com o boy de manhã cedo trocando carinho é bom demais - pq na verdade é - mas é um sacrifício bem vindo). E tem mais: por mais mal que eu fale que faça, continuei ingerindo o danado do trigo entupido de glúten. Descobri que estou sendo um péssimo exemplo, falando uma coisa e fazendo o contrário e engordando.

Pronto, falei!

Eu assumo que sei o que resolve comigo, afinal de contas, já funcionou, já estive com os 45kg que quero chegar e já engordei novamente por que não fui firme em minhas atitudes, perdi o foco e a motivação. Mas sabe aquele click que dá na cabeça e você percebe que está aberto para uma nova tentativa? Pois é! Vamos recomeçar!

Recomeço e empolgação devem se manter juntos! E eu me empolguei agora. Montei um cardápio baseado na dieta low carb (juro que já meio que segui, apesar de não ter completado todo o meu plano de ação, mas até a tentação em que caí está perdoada, afinal foi pensada antes e escolhida a opção menos pior). Pela manhã saí para correr (mas choveu na minha 3ª volta).

Redenção:

Plano alimentar:

Montei um cardápio Low Carb com uma lista de permissões (aproveitar para transformar em lista de compras). Compartilharei com vocês. A partir de hoje, contarei carboidratos líquidos (carboidratos totais subtraindo as fibras) que não devem ultrapassar 40g por dia. O ideal é manter em 20.

Cardápio Low Carb

Café-da-manhã:

Opção 1. Café ou chá + 2 ovos cozidos + fruta low carb
Opção 2. ½ abacate ou ½ maracujá + 1 colher de creme de leiteOpção 3. Café + 1 colher de creme de leite + 1 fatia queijo minas com tomate

Lanche da manhã/lanche da tarde/ceia:
Opção 1. Proteína + fruta low carbOpção 2. Oleaginosas Opção 3. Fruta low carbOpção 4. Vegetais crusOpção 5. Gelatina diet

Almoço:
Opção 1. 200g proteína + 2 colheres de servir de legumes + ½ prato de folhas

Jantar:
Opção 1. 100g de proteína + salada de folhas + 2 colheres de servir de legumes

Lista de Alimentos

Frutas low carb: coco, abacate, morango, framboesa, amora, limão, maracujá e acerola

Proteínas: Bovino: acém, alcatra (miolo), contrafilé, coxão duro, coxão mole, fraldinha, lagarto, maminha, músculo, picanha. | Ave: peito de frango, coxas e sobrecoxas de frango, ovos, peito de peru | Queijos e laticínios: creme de leite, coalhada, iogurte grego, provolone, parmesão, muçarela e prato

Oleaginosas: Amendoas, nozes, castanha do pará, castanha de caju, pistache cru

Folhas: agrião, alface, cebolinha, chicória, couve, escarola, espinafre, repolho, rúcula, mostarda

Vegetais low carb: abóbora moranga, abobrinha, alcachofra, alho, aspargos, azeitona verde berinjela, brócolis, cebola, cenoura, chuchu, cogumelos, couve-flor, palmito, pepinos, pimentão, tomates, quiabo, rabanete, vagem,

Carboidratos eventuais: amendoim, arroz integral ou cateto, grão de bico, iogurte natural, kefir

Para temperar (termogênico e anti inflamatório): alho, açafrão, canela, coentro, cravo, curry, cominho, gengibre, hortelã, mostarda em grão, orégano, pimenta, salsa, vinagre de maçã,

Adoçantes: Stevia, Xilitol, eritritol e luo han guo


Para monitorar o consumo de carboidratos, continuarei usando o TecnoNutri, mas o FatSecret também ajuda. O importante é abstrair das calorias e focar na contagem de carboidratos.

Plano de exercícios:

Mea Culpa: Eu costumava correr de 8 a 12km por treino, 3x por semana. Fui diminuindo até parar. 

Corrida: Acho prudente recomeçar como se nunca tivesse corrido na vida. Vou seguir uma planilha de iniciante para 5km.

1ª Semana
Treinos contínuos (duração de 40’) de caminhada com alteração de intensidade. É indicado realizar ao menos três treinos semanais, sendo dois deles mais intensos e um nem tanto. Iniciar a musculação na academia para ganhar força.
2ª SemanaTreinos contínuos (duração de 40’): caminhar 3’ e, depois, trotar 1’. 
3ª SemanaTreinos contínuos (duração de 40’): caminhar 2’ e, depois, trotar 2’. 
4ª SemanaTreinos contínuos (duração de 40’): caminhar 1’ e, depois, trotar 3’. 
5ª Semana
Treinos contínuos (duração de 40’): Trote contínuo

Suplementos e remédios:

L-Carnitina (2 capsulas antes de correr e 2 cápsulas antes de malhar)
Matchá (2 cápsulas antes do café da manhã, almoço e jantar)
Ácido Linoléico (2 cápsulas antes do café da manhã, almoço e jantar)
Polivitamínico: 1 cápsula depois do jantar
Pararei com o orlistate e com a quitosana.

Bônus:

Manterei a mente ocupada. Sempre que possível, com distrações que mexam com o corpo (faxina, andar de patins, jogar no xbox com kinect). Além disso, prometo seguir a dieta, anotar onde jaquei, como compensei a falha e o compartilhamento da dieta na rotina diária com fotos das refeições. 

2 comentários:

  1. Oi, Ana!

    Que bom que você está novamente empolgada e pronta para colocar seu planejamento em prática! Gostei, principalmente, da parte sobre a Corrida. Amo tanto essa atividade que fico animada só de ler que alguém vai correr. Rs!

    E por mais que perder o foco seja ruim, eu gosto tanto de fazer meus planejamentos que a primeira coisa que faço quando saio da linha é ir correndo refazer meus cálculos, ver o que preciso ajudar para chegar onde já deveria estar e etc. Me divirto com essas coisas. Rs.

    Um beijo, V.
    https://aborboletavalentina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom vê-la por aqui. Acho que você já sabe disso (risos). Caramba, eu adoro correr. Não sei ´por que fui largando aos poucos. Hoje me senti tão bem com a carga de endorfina que nem obedeci meu treino: corri mais do que deveria e acho que não terei pernas hoje a noite (risos).

      Fiz planos, obedeci. Passei a bronca no boy, que estava me levando pro mal caminho! Até ele concordou que estamos sabotando um ao outro. Combinamos que nos ajudaríamos.

      Estou empolgada!
      ;*

      Excluir

Deixe seu comentário! Seu apoio é importante nessa jornada!