quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Cuidados com os cabelos

Outro dia falei sobre cuidados com a pele. Hoje é o dia de falar sobre cabelos.

Sofri com a caspa alérgica: no mesmo dia que lavava o cabelo, tinha caspa e irritação no couro cabeludo. Testei diversos produtos, eliminei condicionador durante um tempo acreditando que era ele o causador, passei meses usando produtos anticaspa que detonaram meu cabelo. Parei com as hidratações e com os processos de reposição de queratina, acreditando que era essa a causa da minha alergia. Até que me deparei com uma listagem de produtos causadores de alergia em shampoos e condicionadores. E assim eu conheci o Low Poo/No Poo e o Co-Wash.

Estou seguindo o Low Poo, me encaminhando para o radicalismo do No Poo (vou explicar já já o que é isso). Já uso o co-wash na maior parte das vezes que lavo meus cabelos, e tem se mostrado bastante econômico e com ótimos benefícios.

Lavando os cabelos

Tem gente que lava os cabelos diariamente e gente que pula alguns dias a cada lavagem. Particularmente, eu sigo um cronograma capilar (continue lendo para conhecer). Estamos acostumados a associar a espuma do shampoo com a limpeza do cabelo: quanto mais espuma, mais limpo.

O fato é que a lavagem dos cabelos com shampoos com sulfatos fortes (eles que produzem a espuma espessa e tem efeito muito adstringente) resseca o couro cabeludo, que produz mais oleosidade para compensar a desidratação causada pela lavagem. Com o tempo, o couro torna-se irritado e os fios oleosos, sendo necessário lavar sempre.

Eu praticamente abandonei o shampoo. Quando os uso, é seguindo a técnica Low Poo (shampoos leves, com fórmula livre de sulfatos e outros produtos ultra limpantes que causam irritação do couro cabeludo (aprendi a ler rótulos nessa brincadeira).

Fonte: http://cacheia.com/2015/12/manual-low-poo/

E o condicionador?

Eu jurava que o condicionador era o que causava minha caspa alérgica, mas um tempo sem shampoo ajudou bastante na percepção que não era exatamente o condicionador, mas ele também agravava muito o efeito alérgico.

Algumas fórmulas de condicionador, com extratos de vegetais limpantes (como aloe vera, juá, jaborandi, etc.)  podem ser utilizados para limpeza das madeixas, sem necessitar de shampoo para a limpeza (de início, você acha que vai dar merda, mas funciona bem e combate bastante a oleosidade).

A solução foi buscar substâncias nocivas, com potencial alérgico presentes na composição do produto. E lá fui eu ler rótulos novamente. Em especial, os parabenos e os petrolatos (presentes nos condicionadores, máscaras de hidratação, umectação e reconstrução) devem ser evitados. Inclusive os silicones.

Fonte: http://cacheia.com/2015/12/manual-low-poo/


http://www.mulheresdivando.com.br/2015/07/como-identificar-petrolatos-sulfatos-e-parabenos-nos-produtos.html

http://www.mulheresdivando.com.br/2015/07/como-identificar-petrolatos-sulfatos-e-parabenos-nos-produtos.html


Agora f#d*u! O que eu vou usar?

Existe uma lista de produtos liberados para Low Poo/No Poo e Co-Wash na internet.
Link: https://docs.google.com/document/d/1JOPUQSfvgARB3rJHSf6gQ1mgPqH9EskKC_smkvfAyAc/edit?pli=1

Máscaras de Tratamento

Para as máscaras de tratamento, deve-se atentar aos produtos citados para condicionadores. Observar o uso correto para as necessidades do seu cabelo.

Existem máscaras para três tipos de tratamento:

  • Hidratação: serve para repor água. 
  • Nutrição: reposição de lipídios.
  • Reconstrução: reposição de queratina, colágeno e proteínas.
Mas como sei qual desses tratamentos o meu cabelo necessita? 
É simples: você pode verificar através do teste de porosidade capilar.

Teste de Porosidade Capilar

Você vai precisar de um recipiente transparente (um copo ou tigela) com água e um fio de cabelo (da raiz até a ponta). Coloque o fio no recipiente com água e aguarde 4 minutos. Observe a posição do fio de cabelo no copo:

http://floriental.blogspot.com.br/2016/05/teste-de-porosidade-capilar.html
  • Fio na superfície: cutículas muito fechadas, necessita hidratar;
  • Fio no meio: cutículas normais, necessita apenas umectar;
  • Fio no fundo: cutículas muito abertas, necessita reconstruir.
Já corrigi a necessidade do meu fio. Ele fica no meio do copo agora. Vou precisar arrancar um fio toda semana? Não! Agora é hora de seguir um cronograma capilar.

Cronograma capilar

Serve para disciplinar os cuidados e manter a saúde dos cabelos. Normalmente os procedimentos são feitos com dois dias de intervalo entre si, seguindo uma sequência de tratamentos (hidratação, nutrição, reconstrução).

http://floriental.blogspot.com.br/2016/05/teste-de-porosidade-capilar.html

Meu tratamento capilar

Meu cabelo:
Meu cabelo é ondulado, quase liso. Na classificação oficial, estaria identificado como 2A. Tem tendência a ser oleoso e pontas secas. A cor natural é castanho claro, tendendo ao loiro escuro. As pontas costumam tender ao caramelo. Não uso tintas, progressiva ou qualquer outra química que altere a característica original dos cabelos.

Para manter o crescimento dos fios saudável, procuro tomar um polivitamínico. O ideal é usar o Pill Food ou Pantogar junto com o polivitamínico.

Meu Cronograma:
Estou seguindo um cronograma básico, com 3 ciclos de Hidratação/Hidratação/Nutrição e 1 Hidratação/Hidratação/Reconstrução (para cabelos saudáveis). Obedeço o intervalo de dois dias entre cada tratamento, justo quando aproveito para fazer a higiene dos fios.

https://blogdamaanuh.com/2014/01/video-meu-cronograma-capilar/

Meus Produtos Preferidos:
  • Shampoo (Low Poo) - Dias de nutrição (antes do tratamento e antes da reconstrução) - Revitay Novex Low Poo ou  Shampoo Haskell Cachos Sim! 
  • Condicionador - Revitay Novex No Poo ou Condicionador Haskell Cachos Sim! ou Creme Multifuncional Yamasterol Tradicional
  • Creme de cabelo - Salon Line Tô de cacho! Cacho dos Sonhos ou Creme Multifuncional Yamasterol Tradicional
  • Máscara de Hidratação: Creme Multifuncional Yamasterol Tradicional +  Bepantol Derma (líquido) + glicerina ou Creme de Tratamento Monange Hidratação Intensa ou Creme de Tratamento Monange Cachos Perfeitos
  • Máscara de Umectação: Máscara de Umectação Haskell Cachos Sim! ou Azeite de Oliva Extravirgem ou Óleo de Coco Extravirgem
  • Máscara de reconstrução: Creme Multifuncional Yamasterol Tradicional + Gelatina sem sabor ou Queratina líquida sem silicone
  • Shampoo a Seco -  Batisme Tradicional
  • Fixador de penteado - Aspa Cosméticos Mousse 
Yamasterol, Meu queridinho.

Já falei sobre ele aqui anteriormente. Ele é um creme que "serve para tudo". Eu o utilizo normalmente para Co-Wash ou como base para as máscaras de tratamento, principalmente a de reconstrução. É prático e bem barato. Como serve para tudo, acabo levando na bolsa em viagens, utilizando como shampoo (Co-Wash), máscara de tratamento e creme de pentear.


http://www.penteadeiradaqueli.com.br/2015/06/cronograma-capilar-baratinho-com.html


Bom, espero inspirar vocês a cuidar não só da dieta, mas da pele e dos cabelos ( e não pensar o dia todo apenas em calorias, dieta e como você está gorda). Eu andei recebendo elogios com meus cabelos (quanto a pele, assumo que descuidei mas estou voltando ao eixo), que cresceu rápido, tá com um brilho lindo. Eu me senti bonita, mesmo gorda quando fui elogiada pelo cabelo.

;*

2 comentários:

  1. Amo seu blog Ana Po, porem nunca comentei aqui.

    Faço no poo faz alguns anos .. Morei no Chile um tempo e lá conhecí o quillay (ou quiláia ou quillaja Soapwort), uso a casca da árvore em decocção para lavar os cabelos e é otimo... Às vezes uso bicarbonato de sódio e vinagre de maçã (com alecrim, é bom para queda de cabelos e caspa). E se estiver oleoso (o que raro desde que deixei o shampoo) lavo com sabão de coco natural e fica limpinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você curtiu o blog! Sinta-se em casa nele! Nossa, alguém que me compreende quando falo de cabelo! Amei.
      Eu lavava os cabelos todos os dias. Estavam sempre oleosos. Hoje em dia, obedeço o cornograma e raramente fica oleoso. Só quando o calor tá muito forte e o suor abundante (risos).
      Apareça mais vezes!
      ;*

      Excluir

Deixe seu comentário! Seu apoio é importante nessa jornada!