terça-feira, 18 de outubro de 2016

Beba água! É Detox!

Entre os meus pecados cometidos enquanto estive [avacalhando a] de dieta, o maior de todos foi não ter bebido água. Esse trocinho sem gosto, que você só lembra que existe quando vai comer alguma coisa... Isso mesmo.
Se auto sabotar inclui não beber água: o organismo fica lento, funciona mal, o intestino prende, as células se degeneram, pressão sobe, a retenção de líquidos aumenta...
Você não quer se prejudicar, leia o artigo!

BENEFÍCIOS:

Limpa o organismo
O consumo de água é vital para o bom funcionamento do organismo, já que quando não nos hidratamos corretamente, substâncias tóxicas e prejudiciais ficam retidas no organismo, abrindo o caminho para o aparecimento de algumas doenças.

Protege contra pedra nos rins
Beber muita água é a principal maneira de se proteger da formação de um cálculo no rim. Quanto mais água bebermos, mais o nosso sangue circulará e ficará diluído, facilitando o trabalho dos rins na hora de excretar nutrientes que não são mais necessários em nosso organismo. A ingestão continua de água faz com que nossos rins trabalhem constantemente devido ao maior volume de sangue. E isso acontece sem sobrecarregar os rins, mantendo sua função de "limpar" o sangue eficiente.

Hidratação
Nosso corpo é composto de 72% de água e quando sentimos sede, já estamos desidratados. A desidratação crônica pode causar doenças e envelhecimento precoce, já que o organismo "rouba" água dos órgãos para suprir a falta do líquido nos tecidos. Um dos primeiros sinais da desidratação se dá na pele e nas mucosas. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele.

Transporte de nutrientes
A água também é fundamental para que ocorra um bom transporte de nutrientes em nosso organismo. Sem água, o sangue fica mais denso e, consequentemente, menos capaz de transportar nutrientes como vitaminas e minerais para nossas células. 

Absorção de vitaminas
As vitaminas C e do complexo B são hidrossolúveis, ou seja, só são absorvidas pelo organismo com a presença de água. Ao contrário das vitaminas lipossolúveis, que ficam armazenadas no tecido adiposo, as vitaminas hidrossolúveis precisam ser consumidas regularmente, assim como a água, já que são eliminadas pela urina.

Evita doenças
Além do envelhecimento precoce, a desidratação contribui para o aparecimento de doenças como alergias, asma, colite, constipação, enxaqueca, artrite reumatoide, entre outras. A prevenção, muitas vezes, está em ingerir mais líquido que o frequente. A água tem grande influencia no controle da pressão, já que a sua presença determina a densidade do sangue.

Emagrecer
Por aumentar a atividade no sistema nervoso, e assim elevar o nível de energia gasto, o hábito de beber água constantemente também promove a perda de peso. Pela calorimetria, beber água gelada promove a perda de até 100kcal por dia. A temperatura corporal é de aproximadamente 36º C, e a temperatura da água gelada gira em torno de 4º C. Quando você ingere a água gelada, seu corpo imediatamente começa a trabalhar para aquecê-la, de maneira que ela saia do 4º C e se iguale à temperatura do seu organismo, ou seja, 36º C. É verdade que a água gelada emagrece, entretanto, a queima de calorias que ela provoca não é muito representativa. Para você ter uma ideia, o consumo de 500 ml de água gelada faz o organismo queimar apenas 17 calorias. Estima-se que 02 litros de água gelada por dia fazem o corpo queimar aproximadamente 100 calorias.

Melhora o funcionamento do intestino
Quando o intestino não está funcionando muito bem, uma boa dica é comer mais fibras e ingerir mais água também. Aliás, ingerir muitas fibras e pouca água provoca o efeito reverso: intestino preso. Isso mesmo, a água auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, evitando constipação e a formação de gases.

Protege os olhos
Manter o organismo hidratado é essencial para que os olhos fiquem protegidos de lesões. Os olhos são órgãos muitos sensíveis a desidratação. Por isso, manter o organismo com níveis de água elevados, protege os olhos de ressecamento que podem levar a problemas oculares como inflamações e infecções.

Aumenta a resistência física
Durante exercícios físicos, a perda de água pelo suor faz com que nosso desempenho piore. Esse processo pode ser observado também longe do treino.  Além da hidratação, a água ajuda a controlar a temperatura do corpo, e assim melhora o rendimento em alguns esportes.

Previne cãibras
As cãibras aparecem quando há um desequilíbrio hidroelétrico em nossos músculos, causando uma contração involuntária da musculatura. Elas acontecem por que existe um desequilíbrio na quantidade de água de nossos músculos. Beber água regularmente ajuda manter o equilíbrio hidroelétrico e o bom funcionamento das células musculares.

NADA DE EXAGEROS

Quanto consumir
Em média, precisamos de cerca de dois litros de água por dia, o que corresponderia a oito copos (250ml) para fazer o organismo trabalhar bem. Para mensurar a quantidade exata, são levados em consideração dados pessoais, como idade, peso, nível de atividade física, clima, alimentação, função renal, grau de hidratação [importante realizar o teste de bioimpedância, http://colardeossos.blogspot.com/2016/09/bioimpedancia.htm], mas também é possível fazer um cálculo simples: "um adulto saudável pode tomar cerca de 35 ml de água por quilo de peso. Por exemplo, uma magrela de 40kg precisa ingerir 1,4L de água! 

Água nos alimentos
As frutas e vegetais também possuem água em sua composição e podem ajudar na hidratação corporal. Morangos e melancias são compostos de 92% de água, enquanto melões, abacaxis, pêssegos e laranjas chegam perto dessa quantidade. Pepino e alface americana contêm 96% de água, assim como repolho, tomate e abobrinha também são ricos no líquido.

Nada de exageros
Beber água demais pode fazer mal à saúde. O excesso de líquido pode levar a um quadro de confusão mental e hiponatremia, que é a baixa concentração de sódio no sangue. Compre uma garrafinha reutilizável que você saiba exatamente qual a medida e verifique quantas vezes ao longo do dia você a esvazia. No trabalho, deixei uma caneca de 400ml - 5 porções já fecha a cota diária mínima de 2L.

Qual água escolher
Para o organismo, não há diferença entre a água mineral e a água filtrada, pois ambas possuem os mesmos eletrólitos como sódio, cálcio e potássio, porém em concentrações diferentes. 

2 comentários:

  1. Oi Ana
    Eu amo água :D Se eu pudesse seria um peixinho.
    Meu único defeito é os finais de semana que eu esqueço de beber :(

    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nath, já experimentou usar algum aplicativo que apite de hora em hora ou botar uma garrafinha por perto?
      Eu esqueço muito de tomar, mas estou me policiando.
      ;*

      Excluir

Deixe seu comentário! Seu apoio é importante nessa jornada!