sexta-feira, 9 de setembro de 2016

A chave do sucesso é gastar!

Calma aí caso alguém tenha pensado em grana. Acho que todas as contas que aparecem aqui são de calorias. Mas gastar dinheiro é bom demais. O ruim é ficar sem money depois.

A chave do sucesso em uma dieta (seja lá qual for a dieta) é o gasto calórico. O consumo deve ser inferior ao gasto para que o saldo seja negativo, propiciando o emagrecimento. Caso o consumo seja maior que o gasto, nós engordamos.

E então, como faremos?
Primeiramente iremos entender o conceito de calorias, valor calórico e energia.

Mas que diabos são as calorias?
Caloria (símbolo: cal) é uma unidade de medida de energia. Historicamente, a definição de calorias era a quantidade de energia necessária para elevar em 1 grau celsius a temperatura de 1 g de água (o calor específico da água é, por definição, igual a 1). Contudo, com a evolução mais uma vez da técnica, sobretudo do desenvolvimento da electricidade e da electrónica, viu-se ser mais conveniente definir o joule como unidade de energia, abolindo assim a necessidade de definir a caloria (1 caloria = 4,1868 J).

Calorias na alimentação
Quando usamos caloria para nos referirmos ao valor energético dos alimentos, na verdade queremos dizer a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 quilograma (equivalente a 1 litro) de água de 14,5 °C para 15,5 °C. O correto neste caso seria utilizar kcal (quilocaloria), porém o uso constante em nutrição fez com que se modificasse a medida. Assim, quando se diz que uma pessoa precisa de 2.500 Calorias por dia (às vezes a "caloria" usada pelos nutricionistas é chamada de Caloria (CAL), equivalendo à uma quilocaloria, ou 1 kcal), na verdade são 2.500.000 calorias (2.500 quilocalorias) por dia. Tendo em vista que apenas unidades de medidas que derivam de um nome próprio são grafadas com a inicial maiúscula, a notação "Cal", apesar de amplamente utilizada, está incorreta.

Valor Calórico e alimentação
A vida do ser humano depende de uma fonte de energia: as calorias contidas nos alimentos. Quando são ingeridas pelo organismo, elas são metabolizadas no seu interior, gerando a energia química que necessitamos para nossa sobrevivência.
As calorias são encontradas em forma de energia em cada alimento; isso será utilizado pelo corpo para todas as funções, como digestão, respiração, prática de exercícios etc.
Todos os alimentos possuem calorias, mas em diferentes quantidades. Os alimentos gordurosos (por exemplo, carnes gordas e lacticínios) são os que mais contêm calorias. Os carboidratos são os que possuem as calorias mais fáceis de serem absorvidas e metabolizadas.

Alimentos com calorias negativas, isso existe?
Na realidade, não. Os ditos "alimentos com calorias negativas" possuem pouquíssimas calorias (ou seja, na realidade tem calorias), e o processo de digestão deles acaba fazendo com que você gaste a mesma quantidade ou até queime mais calorias do que absorva.
Seguem alguns exemplos: 
  • Aipo (100 gramas = 16 calorias);
  • Laranja (100 gramas = 47 calorias), 
  • Repolho (100 gramas = 25 calorias); 
  • Aspargo (100 gramas = 20 calorias); 
  • Beterraba (100 gramas = 43 calorias); 
  • Pepino (100 gramas = 16 calorias); 
  • Limão (100 gramas = 29 calorias); 
  • Couve-flor (100 gramas = 25 calorias); 
  • Cogumelo (100 gramas = 38 calorias); 
  • Melancia (100 gramas = 30 calorias); 
  • Abobrinha (100 gramas = 17 calorias); 
  • Tomate (100 gramas = 17 calorias); 
  • Couve (100 gramas = 49 calorias); 
  • Nabo (100 gramas = 28 calorias); 
  • Maçã (100 gramas = 52 calorias); 
  • Cebola (100 gramas = 40 calorias); 
  • Cenoura (100 gramas = 41 calorias); 
  • Brócolis (100 gramas = 34 calorias);

Água gelada emagrece?
A temperatura corporal é de aproximadamente 36º C, e a temperatura da água gelada gira em torno de 4º C. Quando você ingere a água gelada, seu corpo imediatamente começa a trabalhar para aquecê-la, de maneira que ela saia do 4º C e se iguale à temperatura do seu organismo, ou seja, 36º C. É verdade que a água gelada emagrece, entretanto, a queima de calorias que ela provoca não é muito representativa. Para você ter uma ideia, o consumo de 500 ml de água gelada faz o organismo queimar apenas 17 calorias. Estima-se que 02 litros de água gelada por dia fazem o corpo queimar aproximadamente 100 calorias.

É bom suar
O corpo (em seu funcionamento normal) gasta calorias. O corpo humano gasta cerca de 1800 - 2500Kcal para se manter. Para emagrecer, precisamos que haja saldo negativo: ou seja, comer menos e se exercitar mais. Apenas 30 minutos de atividade física diária já faz diferença no corpo. As atividades aeróbicas são as que mais gastam calorias.
Você pode conferir aqui as calorias gastas em 1h de exercício: 
  • Corrida - 600 a 900Kcal 
  • Squash - 750 a 900Kcal
  • Pular corda - 750 a 800Kcal
  • Natção - 600 a 800Kcal
  • Elíptico/transport - 600 a 800Kcal
  • Spinning - 600 a 800Kcal
  • Dança - 500 a 800Kcal
  • Ciclismo - 500 a 700Kcal
  • Step - 450 a 650Kcal
  • Box ou Muay Thai - 450 a 600Kcal
  • Artes Marciais - 500 a 800Kcal
  • Remo - 400 a 600Kcal
Ainda sobre exercícios, sabiam que musculação ajuda a emagrecer a longo prazo? Músculos gastam bastante energia para se recuperar após o exercício, ou seja, quando você malha, continua queimando calorias.

Concluindo:

Podemos queimar até 1050Kcal por dia com 1h de exercício aeróbico intenso e ingestão de 3 litros de água gelada. Vamos gastar!




8 comentários:

  1. Oi, Ana!
    Eu gosto muito dos seus posts! São tão explicadinhos! Sempre encontro alguma coisa que eu não sabia, ou pensava que funcionava de uma forma diferente.

    Muito obrigada por eles, viu?

    Um beijo, V.
    https://aborboletavalentina.wordpress.com/

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    1. Valentina,

      Obrigada novamente pela visita!
      Retorne quando quiser!
      :*

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  2. Oi gostaria de entrar em algum grupo preciso mto tenho 32 anos e 94 kilo tô desesperada por ajuda da Ana e da mia 19 999551705 obrigada

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    1. Oi Mara.
      Por escolha própria, não participo de grupos de whatsapp. Podemos entrar em contato por email, para trocar informações.
      colardeossos@gmail.com

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  3. Nossa...amando o blog ajuda muito no minha jornada com a Ana❤❤❤

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    1. Oi, obrigada por acompanhar! Fique a vontade!
      ;*

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