sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Bioimpedância

Como assim sua balança mede a taxa de gordura? Como ela faz isso? Isso existe?
Sim! É uma balança com bioimpedância! Ela auxilia bastante a minha vida, pois posso verificar se é gordura ou inchaço pela taxa de hidratação ou pelo percentual de gordura. Foi uma aquisição que mudou muito minha vida. Aliada à fita métrica, consigo fazer um controle melhor do meu desenvolvimento corporal. Semanalmente faço uma conferência dos meus percentuais. Minha tabelinha fica mais ou menos assim:


As vezes o peso se mantém e os percentuais se alteram. Ter esses dados ajuda muito a não se desesperar com o peso que não abaixa.

O que é bioimpedância?

Análise voltada para uma avaliação mais completa do seu peso corporal, é a forma eficiente para distinção de peso de ossos, massa magra e gorduras, podendo calcular percentuais de hidratação, gordura corporal, massa óssea e massa magra.

A obtenção dos percentuais se dá através da passagem de uma corrente elétrica no corpo. A velocidade com a qual a corrente segue pelo organismo permite a estimativa dos dados.

O bendito exame

Esse exame é realizado com a colocação de dois pares de eletrodos adesivos na mão e no pé direito, onde ocorre a passagem de uma corrente elétrica. O procedimento não proporciona dores e é realizado em poucos minutos.

O exame de Bioimpedância exige alguns procedimentos para que seja realizado de forma segura e sem prejuízos à sua saúde.
  • Recomenda-se não consumir medicamentos diuréticos nos 7 dias que antecedem o teste.
  • Permanecer em jejum pelos menos 4 horas antes do procedimento.
  • Não consumir bebidas alcóolicas durante as 48 horas que antecedem o exame.
  • Não consumir cafeína durante as 24 horas que antecedem o teste.
  • Mulheres não devem estar no período pré-menstrual.
  • Não é indicada a pratica de exercícios físicos durante as últimas 24 horas.
  • Recomenda-se urinar pelo menos 30 minutos antes do teste.
  • Deve-se manter em repouso de 5 a 10 minutos em posição de decúbito dorsal antes de se submeter ao procedimento.
  • É ideal que o consumo seja diário, mas especialmente para o exame, é recomendável o consumo de pelo menos 2 litros de água no dia que anteceder o procedimento.


A balança

É uma balança especial que possui marcações para você alinhar seus pés nos dois sensores. Em seguida você deve informar a sua altura e a sua faixa etária, para que assim possa iniciar o processo de cálculo das medidas. A própria balança é responsável pela apresentação dos dados.

A maioria das balanças de bioimpedância não são profissionais, então não oferecem o mesmo suporte oferecido por consultórios e laboratórios, mas já existem diversas versões que podem ser sofisticadas e até oferecer maiores detalhamentos sobre o seu condicionamento físico. As balanças de bioimpedância mais comuns podem calcular as seguintes informações: Taxa % de gordura corporal, Taxa % de gordura visceral, porcentagem de massa muscular, Taxa % de água, idade metabólica e massa óssea.

4 comentários:

  1. Oi, Ana!

    Essa balança de Bioimpedância mudou minha vida! Amo fazer esse exame e ver como estou, e costumo fazê-lo a cada dois meses, quando tenho retorno na minha Nutricionista. É realmente um achado!

    Um beijo, V.
    https://aborboletavalentina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valentina,

      vc já viu a balança doméstica? Tenho uma dessas em casa. Acompanho semanalmente.
      ;*

      Excluir
    2. Então, eu cheguei a ver uma, mas tenho medo de perder o controle e começar a me pesar diariamente. Aquela coisa de "Hoje eu to com 100g à mais, o que eu fiz de errado?", e daí começar toda aquela neura de sempre. Achei mais saudável pra mim ter só a balança comum, porque aí posso culpar retenção, tpm, e coisas do tipo.

      Um Beijo, V.

      Excluir
    3. Foi graças a essa balança que descobri minha retenção de líquidos. Está anormal por causa de uma alteração do funcionamento dos rins, e eu me achando gorda.
      Salvou minha vida.

      Excluir

Deixe seu comentário! Seu apoio é importante nessa jornada!