segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Por que não consigo emagrecer?

Uma reflexão importante: o que torna o meu emagrecimento tão difícil? Será que tá dando certo essa dieta? Por onde começo? Do início. Tipo, beeeem do início.

Alimentação do homem pré histórico.

O homem pré histórico era onívoro. Comia tudo o que pudesse ser coletado com as mãos (pequenas frutas, insetos, ovos, eventualmente peixes ou moluscos que pudessem ser pescados sem o uso de ferramentas). A alimentação era escassa. Se passavam longas horas sem comer, consumia-se o que fosse encontrado na hora da fome (quase sempre).

Na idade da pedra, o homem desenvolveu ferramentas para que pudesse caçar e pescar. Para refeições mais elaboradas, a tribo unia forças para abater um animal grande e se alimentar com carne de caça.

Quando o homem passou a se fixar na terra, deixando de ser nômade e adquirindo conhecimento da agricultura, a alimentação e costumes foram alterados. Come-se bem e exercita-se menos.

A ciência evoluiu e os cruzamentos para melhoria de produtos na agricultura foi tornando a produção de alimentos cada vez mais farta. Na atualidade, a industrialização e a transgenia fizeram uma revolução.

O que mudou na alimentação das pessoas? E quanto aos hábitos?

A agricultura permitiu que os hábitos alimentares mudassem: dieta e rotina da alimentação começaram a se tornar cada vez mais ricas em carboidratos e cada vez mais calóricas. Os costumes também se alteraram, sendo fixadas as refeições principais e havendo comida em fartura para comer mesmo quando não há fome.

Uma reflexão profunda sobre isso pode ser feita a partir disso: com qual alimentação eu costumo ter um físico melhor?

Um desafio. Se imagine na pré história e tente ao máximo comer o que acha que encontraria na natureza de forma fácil. Registre o que come, incluindo valor calórico e macronutrientes. Qual o resultado? Uma dieta hipocalórica e com baixa taxa de carboidratos. Não esqueça dos exercícios. Uma boa para testar o corpo (incluindo a adrenalina e energia da caça) é o paintball ou o air soft.

E então, o que estou fazendo de errado? Consumo elevado de carboidratos, falta de exercício, ansiedade, falta de hidratação. Isso resume o motivo pelo qual é tão difícil emagrecer. Mas isso não é tudo, continue lendo.

Várias dietas estão sendo baseadas no homem pré histórico: Low Carb, Paleo, Dr. Atkins, Dieta Dunkan... O que todas elas tem em comum? Restrição da ingestão de carboidratos, focando em proteína e vegetais ricos em fibra.

Mas não só aos hábitos alimentares se restringe essa reflexão. Por que há pessoas tão magras e outras tão cheinhas? Por que o metabolismo das pessoas é diferente?

Seu tipo de corpo pode ser a resposta!

A classificação de indivíduos por somatotipos foi proposta inicialmente pelo fisiologista amerciana William Herbert Sheldon. Ele dividiu a estrutura física das pessoas em três: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo. Na verdade as pessoas possuem um mix de características dos diferentes somatotipos, e geralmente há um deles que predomina.

O ectomorfo tem como características um metabolismo mais acelerado, tendência a ser alto e magro, com ossos finos, e membros alongados.Tem uma dificuldade natural para engordar, mas essa dificuldade também se estende ao ganho de massa muscular. O problema que aflige os ectomorfos é a aparência quase esquelética, e eles têm muita dificuldade em construir um corpo músculos.

Já o mesomorfo,apresenta o meio termo: Tem facilidade tanto para ganhar músculos como para perder peso. Normalmente tem um porte atlético, com braços e pernas definidos, cintura estreita e ombros largos.

O coitado do endomorfo (me incluo nesse coletivo) sofre. É gordo de nascença, no DNA, na mente, na genética, ou na puta que o pariu. É gordo e não tem para onde fugir. Mesmo quando magro ainda é gordo.Tende a ser um acumulador de gordura e ter um metabolismo mais lento.Quanto à formação de massa muscular, é o somatotipo que apresenta mais facilidade.Seus quadris tendem a ser mais largos e os membros mais curtos.

O endomorfismo foi bastante útil para a humanidade, e até acredita-se que houve uma seleção genética favorável a esta característica (não é a toa que tanta gente é assim). Pronto. Já sei que sou uma pessoa geneticamente fracassada e que nunca poderei ser uma thinspo (me mato ou viro fit?). E agora? Viro fit? Faço plástica? Mudo de religião e viro hippie?

Tenha calma!

Grande parte da população é endomorfo. Isso por que é a genética favorecida pela seleção natural. Mas hoje, com a maldição da alimentação transgênica, industrial, super calórica e rica em carboidratos, essa maldição passa ser o carma, cruz, pedra e a espada de muita gente.

O que posso fazer para ao menos deixar de ser gorda?

1. Alimentação

O endomorfo é mais sensível aos carboidratos, e eles são seu principal inimigo (na verdade eles são inimigos de todo mundo!). Outro hábito que o endomorfo deve adotar é o de comer várias e pequenas refeições durante o dia.

Outra estratégia um pouco mais radical mas que dá ótimos resultados para os endomorfos são as dietas low carb, ou de baixo carboidrato. Como a insulina dispara o sinal para armazenamento de gordura, algo que o endomorfo sabe fazer muito bem, adotando uma dieta low carb você elimina esse sinal, reduzindo a eficácia de todo o processo de acúmulo. 

Ter o dia do lixo (sério mesmo?) faz com que seu organismo se convença de que não vai passar fome. Como assim? Simples. Quando entramos em dieta, o organismo lida como uma privação momentânea, e como mecanismo natural de defesa, o corpo passa a adotar aquele padrão como normal, e então seu peso fica estagnado naquele maldito número. Para evitar, escolha uma refeição uam vez a cada 15 dias para jacar. Evite o sistema de compensações após (não faça NF, não se exercite demais) e volte para sua rotina alimentar.

2. Exercício

Uma boa estratégia para endomorfos é a combinação de treino com pesos e o treino intervalado de alta intensidade, que junta o melhor dos dois mundos em matéria de queima de gordura.O importante é saber que o endomorfo necessita de um treinamento aeróbico capaz de atender a esse objetivo de queima de gordura.

3. Conformação

Se conforme com o corpo que tem e com o que pode conseguir com ele. Me cansei de ficar frustrada com os braços enormes, tipo baiana de acarajé, roliço e largo. Mas posso definir malhando e ficar pelo menos com um braço grande e desenhado.

Lembre-se que quanto mais músculo, mais energia o corpo gasta. E consequentemente, mais fácil é emagrecer.

4. Plástica

Recorrido para melhorar a auto estima, é legal. Fazer por fazer, lembre-se que existem riscos, custa caro e nem sempre você se satisfaz com o que pagou. Há situações impossíveis e médicos decentes se recusam a fazer bizarrices.

Reduzir seios, retirar o excesso de gordura dos braços, dobra da axila, parte interna das coxas, lipoaspiração, lipoescultura, tudo ok. Mas cirurgia plástica não faz milagre sozinha, e você pode lenhar com tudo depois recuperando o que perdeu.

Como deve ser minha rotina?

Primeiramente, se convença que dieta é um estilo de vida. Dieta é a sua alimentação da vida inteira. Regime é a restrição alimentar que você faz para emagrecer mais rápido. Deve ser passageiro.

Em segundo lugar, a rotina de exercícios faz bem pra saúde, permite saldo de calorias. É compensatório. E deve ser como a dieta: pra vida toda. Claro que um regime aliado a uma carga maior de exercícios emagrece, mas manter o peso exige reformulação do plano alimentar e da carga de exercícios.

Poxa, Ana, você está parecendo uma panicat falando.
"Elas conseguem secar muito mais rápido que as Anas, pois seguem dieta adequada para o tipo de corpo. E se esforçam pra manter."

Isso não quer dizer que você deva ser igual a elas, mas analisar se a forma como seu esforço está sendo certo ou em vão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Seu apoio é importante nessa jornada!