terça-feira, 30 de agosto de 2016

Estou gorda ou retendo líquido?

Acho que todo mundo (Ana-Mia ou não) já passou por esse problema. Relato aqui meu caso, que me faz enlouquecer quase todos os dias: a retenção de líquidos. Faço dieta, exercício e tento ao máximo controlar meu peso, mas meu peso oscila bastante de um dia para outro (já chegou a 2kg de diferença, acumulados dormindo). Até descobrir que a retenção de líquidos era o meu problema, já surtei muito.

É fato que não me policio no quesito beber água. Hoje em especial, voltei aos 60kg (ontem 58,3) e acordei com os pés enormes (não se via os ossos do tornozelo). Não precisei nem surtar. Lasix pra dentro, L-Carnitina e vamos correr (meia hora de esteira, eu suava horrores). Estou controlando a água hoje. Vamos ver como se desenrola o dia ;) .

O que é?

A retenção de líquidos (ou famoso inchaço no corpo) é de fácil observância, pois o acúmulo de líquido pode ser sentido e manifestado a olho nu, principalmente nas pernas e pés (incham ao ponto de não conseguir ver os ossos do tornozelo ou tendões) e em locais que sofrem pressão constante (observe as marcas de meias, sapatos, elásticos de calças, etc). O inchaço (o termo médico é o edema) é resultado do extravasamento de um líquido (pobre em proteínas) que sai dos vasos sanguíneos em direção ao tecido subcutâneo, que confere o aspecto inchado e brilhante da pele, e quando comprimido (pelas  mãos ou por roupas) deixa uma marca transitória.

Os principais locais onde nota-se com frequência o edema são: pernas, tornozelos, pés, mãos, barriga e costas. Há casos onde o corpo retém até 2kg no período de 24h.

O que causa?

Vários são os fatores que podem contribuir para o acúmulo de líquidos no corpo, entre elas:

  1. Ingestão de água insuficiente: deve-se beber ao menos dois litros de água por dia para manter o funcionamento adequado do corpo. Um corpo hidratado mantém o nível de sais minerais equilibrados e evita que o tal líquido saia dos vasos sanguíneos (já estudaram osmose em biologia?).
  2. Alimentação inadequada: o excesso de sódio no corpo e a falta de nutrientes causa um desequilíbrio (olha a danada da osmose aqui novamente).
  3. Questões hormonais: as mulheres tem mais propensão a reter líquidos devido a oscilação dos níveis de estrógeno e progesterona
  4. Doença: problemas cardíacos, hepáticos, renais, imunológicos, linfáticos, tireodiano e circulação venosa podem causar a retenção de líquidos.
  5. Efeitos colaterais: alguns remédios podem causar inchaço com ou sem edema como efeito colateral.
O que fazer?

Incialmente, beba água. Bastante água. Corte produtos industrializados (observe bem a tabela nutricional, se preocupando com o sódio, calorias e carboidratos). Faça exercícios físicos: a transpiração é um método eficaz de eliminar o excesso de água em forma de suor (É bom suar). Se ainda assim você não sentir melhora, procure um médico.



2 comentários:

  1. Oi Ana
    Meu problema com água é de fds onde todas as tragedias acontecem . Simplesmente esqueço completamente de beber. Estou tentando melhorar esse habito.
    Aguá é sempre ótimo.
    bjos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Seu apoio é importante nessa jornada!