segunda-feira, 24 de abril de 2017

Cuidados com os cabelos

O cabelo é a moldura do rosto. Essa é uma frase clássica.
Mas o cabelo também pode ser um indicativo de que o corpo não vai bem.

Pouca gente sabe que os cuidados necessários para os cabelos consistem simplesmente em lavar, condicionar e fazer a hidratação. Há diversas questões que envolvem a saúde dos fios. Além disso,  a queda, a mudança de cor e textura e o couro cabeludo dão sinais que algo no  corpo pode não estar funcionando bem.

Qualidade dos produtos de beleza

A primeira coisa que deve ser feita é a análise dos produtos que temos em casa. Estão na validade? Deu caspa ou irritação quando usou? No caso de seguir as técnicas Low Poo/No Poo, tem produtos não permitidos?

Jogue fora o que não estiver em condição de uso, passe adiante o que não quiser mais. Adquira produtos para todas as etapas de tratamento (citarei abaixo).

Como sigo a técnica Low Poo/No Poo, fico atenta aos componentes. Na internet há diversas lojas especializadas em produtos liberados para essas técnicas. Gosto bastante de comprar na Dermabox (https://www.dermabox.com.br/) e na Meu Cabelo Natural (https://www.meucabelonatural.com.br/).

Lavar e condicionar

A limpeza dos fios auxilia a mantê-los mais saudáveis. A sujidade, oleosidade e poluição influenciam bastante na saúde dos fios. No entanto, há um tempo de renovação das células do couro cabeludo que deve ser respeitado. Em média, a descamação e renovação do couro ocorre a cada 48 horas. O recomendado é lavar dia sim, dia não.

Uma dica para o shampoo é observar a cor e textura. Shampoos transparentes tendem a ser de limpeza mais profunda, enquanto os shampoos perolados normalmente tem composição mais hidratante. Um cabelo mais seco deve ser lavado com shampoo perolado, enquanto o muito oleoso, limpo com um shampoo transparente.

Ok, Ana, mas sigo o No Poo e não uso shampoo. O que faço?
Simples, continua "lavando" a cada 48h. O condicionador apropriado para Co Wash faz a higienização do couro.

O cabelo lavado com Shampoo deve ser Condicionado para a selagem das cutículas. Há uma diferença no PH dos mesmos e por isso, o condicionador não deve ser esquecido. Se estiver com pressa, lave com condicionador, mas não use apenas o shampoo, ok?

Gosto bastante de fazer co-wash com o yamasterol amarelinho. Descobri que o dourado, de argan, faz maravilhas no meu cabelo.

Creme de Pentear / Leave in

O creme de pentear ou leave in deve ser adequado para o tipo de cabelo ou técnica utilizada. Pode ser utilizado diariamente. Vale ressaltar que alguns produtos tendem a deixar resíduos no cabelo (parafina líquida é um deles) e deixam os fios pesados e gordurosos com o passar dos dias.

Acabo usando o Yamasterol como creme de pentear também. Para ir a praia, também!

Pentear

O cabelo deve ser penteado com uma escova tipo raquete ou pente largo de madeira. De preferência, os cabelos devem ser penteados ainda úmidos, para evitar a quebra dos fios. O pente de madeira evita a estática nos fios, responsável pelo frizz.

Reparador de Pontas

Também de uso diário, o reparador de pontas pode ser utilizado na prevenção das mesmas. Muito útil. Quanto à composição, os fios podem ficar pesados na presença de alguns produtos (silicones e parafina líquida).

Necessidade dos Fios

Conhecer o fio é extremamente necessário para saber o tipo de produto que deve ser usado. Os produtos direcionados auxiliam bastante no resultado final.

Outro fator importante é a necessidade de cuidado dos fios. Deve-se avaliar a porosidade dos mesmos para então definir o tratamento ideal.

O Teste de Porosidade

O cabelo deve estar limpo, sem nenhum tipo de finalizador (reparador de pontas ou creme de pentear), de preferência, seco e introduza-o em um copo com água. Aguarde 7 minutos e avalie a posição do fio em relação ao recipiente.


Para cabelos pouco porosos, isto é, cabelos que boiam no teste de porosidade, o ideal é fazer uma hidratação.

Para cabelos com porosidade normal, isto é, nem boiam nem afundam, permanecendo no meio do recipiente. Ele estará hidratado e com as cutículas na posição ideal. Necessário apenas fazer uma umectação / nutrição.

Para cabelos com alta porosidade, isto é, que absorvem muita água e vão parar no fundo do copo, é necessário reconstruir o fio.

Os tratamentos acima citados devem ser com produtos específicos, que tenham agentes hidratantes na máscara de hidratação, óleos vegetais umectantes, na nutrição e aminoácidos essenciais (queratina) na reconstrução.


Cronograma Capilar

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados especiais, que trazem vitalidade aos cabelos. Consiste numa sequência específica (pode personalizar o cronograma também) de aplicação de máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução.

Particularmente, eu abandonei o cronograma por um tempo. Preferi fazer o teste de porosidade a cada 48 horas e ver a necessidade real do cabelo. Estou anotando a sequência para montar o meu próprio cronograma. 

Para a aplicação ideal, deve-se lavar/higienizar os cabelos e couro cabeludo, e então aplicar de mecha por mecha, enluvando cuidadosamente, o produto. Utilize uma espátula para retirar a máscara do pote, nunca a sua mão. O uso de touca térmica ajuda a potencializar o tratamento.Após o enxague da máscara, pode-se condicionar os cabelos.

Esfoliação do Couro Cabeludo

Engana-se quem acha que apenas a pele deve ser esfoliada. A adição de açúcar mascavo no condicionador de co-wash ou shampoo neutro é ideal para a esfoliação do couro cabeludo. Esse processo deve ser feito uma vez por semana.

Aplicação de Tônicos e Chás

Os tônicos são coadjuvantes no tratamento, e normalmente estão direcionados à saúde do couro cabeludo, e não necessariamente dos fios. Há tônicos para combater a caspa, auxiliar no crescimento, combater a queda, evitar fungos, etc.

Os tônicos devem ser aplicados e aguardar secagem. Há tempo mínimo de permanência do produto no couro cabeludo. De preferência, devem ser aplicados entre os dias de limpeza/tratamento dos fios, com os cabelos secos, no máximo úmidos.

Os chás podem ser utilizados no couro, como tônico, de acordo com suas propriedades. Os chás de alecrim, arruda, louro, pimenta, alho, cravo, etc. podem ser utilizados no couro. Para os fios, normalmente espera-se algum efeito específico, como os reflexos dourados com a aplicação do chá de camomila nos fios.

Eu utilizo o tônico Rapunzel, da Lola Cosmeticos; utilizei também o tônico de alho. No verão, meu cabelo costuma clarear. Potencializo o efeito durante o resto do ano com o chá de camomila, logo depois do banho, antes de finalizar com creme de pentear e reparador de pontas.

Ingestão de Vitaminas x Crescimento dos Cabelos (e unhas!)

Normalmente, uso diário, conforme indicação médica (consulte um dermatologista). As marcas mais famosas são: Pillfood , Pantogar e Imecap Hair. O dermatologista pode também receitar uma fórmula para manipulação.

Touca (Nero), Bobes, Baby Liss, Secador e Chapinha

Os procedimentos para "domar" os cabelos devem ser utilizados com moderação, até mesmo os que não envolvem calor, como os bobes. O estiramento dos fios pode provocar o rompimento dos fios.
Cuidado ao utilizar esses artifícios para modelagem dos fios.

Dormir

Dormir pode ressecar e muito os cabelos, provocando a formação de nós de fada e frizz. O ideal é reduzir o atrito entre os cabelos e a fronha. O uso de uma fronha de cetim ou touca de cetim ao dormir resolve bastante o problema.

Um comentário:

Deixe seu comentário! Seu apoio é importante nessa jornada!