segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

O leite, a Dieta Paleo e a Dieta Low Carb

O Leite

Leite é uma secreção nutritiva de cor esbranquiçada e opaca produzida pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos.

A principal função do leite é nutrir (alimentar) os filhos até que sejam capazes de digerir outros alimentos. O leite materno cumpre as funções de proteger o trato gastrointestinal das crias contra antígenos, toxinas e inflamações e contribui para a saúde metabólica, regulando os processos de obtenção de energia (em especial, o metabolismo da glicose e da insulina).

Nem todos os leites dos mamíferos possuem as mesmas propriedades. Pode-se dizer que, em regra, o leite é um líquido de cor branca e ligeiramente viscoso, cuja composição e características físico-químicas variam sensivelmente segundo as espécies animais, e inclusive segundo as diferentes raças. Estas características também variam no curso do período da lactação, assim como no curso de seu tratamento.

A apresentação do leite no mercado é variável e o que, geral, aceita-se a alteração de suas propriedades para satisfazer as preferências dos consumidores. Uma alteração muito frequente é a desidratá-lo (liofilização), tornando-o leite em pó, o que facilita seu transporte e armazenagem. Também é usual reduzir o conteúdo de gordura, aumentar o de cálcio e agregar sabores.

A diferença na composição do leite bovino industrializado é muito diferente da composição natural do mesmo in natura e muito aquém do ideal para o consumo humano. De uma for

Também se denomina "leite" o suco de certas plantas ou frutos: leite de coco, leite de soja, de arroz ou de amêndoa. Contudo, para a definição científica, o termo não se aplica aos sucos de nozes. 

Consumir ou não?

Antes de mais nada, vale lembrar um pouco como o leite entrou na alimentação humana, há mais de 8 mil anos atrás. Durante centenas de anos, o leite de vaca ou cabra só era consumido por bebês cujas mães não puderam amamentar. Crianças e adultos não bebiam leite de origem animal por um motivo simples: não lhes fazia bem, pois a maior parte das pessoas ainda não havia desenvolvido as enzimas necessárias para digeri-lo. A assimilação do leite não-humano foi um processo lento e gradativo e até hoje muitas pessoas têm problema em digeri-lo corretamente.

Já os argumentos contra o leite apontam que o único leite adequado para o os humanos é o leite materno e que somos o único animal que toma leite depois de crescido, além de ser o único a tomar leite de outras espécies. Nosso organismo não digere bem o leite, mesmo quem não tem intolerância apresenta consequências ao ingeri-lo: o leite é formador de muco, ou seja, não é uma boa ideia consumi-lo durante um resfriado, por exemplo!

Outra preocupação é a industrialização do leite de vaca. O processo de pasteurização, ao mesmo tempo em que elimina bactérias nocivas, mata também parte propriedades nutritivas do leite. Além disso, as vacas tratadas com antibióticos e muitas vezes hormônios e outros medicamentos produzem um leite recheado destas substâncias, ou seja, bebemos todos estes hormônios e medicamentos por tabela. Você se surpreenderia de saber que podem haver mais de 20 remédios para dor, antibióticos e muito mais diluídos no leite.

Pela sua própria saúde, melhor reduzir a quantidade ou cortar o consumo. O Leite é causador de alergias, intolerância alimentar e carregado de substâncias nocivas, como citado acima. Se eu tivesse uma vaquinha no quintal de casa, que tivesse o leite dela naturalmente, eu consumiria o leite dela esporadicamente.

Leite engorda?

Antes de mais nada, vale ressaltar o leite pelo seu valor nutricional. Observem as tabelas abaixo, com os valores de cada uma das versões comercializadas:






Um copo de leite desnatado possui 70Kcal e 9,4g de carboidratos; a mesma medida de semidesnatado possui 88Kcal e 9,2g de carboidratos, e por fim, o leite integral valora 115Kcal e 9g de carboidratos. Observem que à medida em que a gordura é reduzida, sobra mais carboidrato no leite.

A gordura é responsável pela saciedade do organismo. Uma criança bebe o leite materno com 100% de gordura e fica saciado por todo o período digestivo. Se esse leite for processado para a redução da gordura, a saciedade da criança fica comprometida.

Apesar da redução das calorias conforme a gordura é retirada, a composição do leite fica mais pobre, resultando em mais água, mais sódio e mais açúcar (lactose/carboidratos). Quando você faz dieta, evita os doces por que eles engordam, certo? E o leite, que é açúcar e água basicamente (o cálcio é adicionado no processo industrial), mas você toma e ainda escolhe o desnatado, o pior de todos.

A resposta é sim! Leite engorda, e o desnatado engorda mais do que o integral.

Meu mundo caiu! O que tomo agora?

O leite não precisa ser totalmente retirado da alimentação. Os derivados do leite são saudáveis e possuem teor reduzido de carboidratos. Uma fatia de queijo chega a ter a mesma quantidade de nutrientes contidos em uma caixa inteira de leite.

O creme de leite e a nata podem ser diluídos em água (na proporção 40g para 200ml de água) e consumidos tranquilamente no lugar do leite puro. Para um café cremoso (sim, ele fica delicioso, cremosinho, parecendo de máquina), adicione 2 colheres de sopa de creme em 150ml de café preto. Saudade do Nescau? 1 colher de sobremesa de cacau em pó no "leite low carb" resolve.

Não esqueça de adoçar com stévia, xilitol ou sucralose.

Mas é muita gordura!

Na verdade, não. É gordura o suficiente para manter o organismo saciado por mais de 5h seguidas. Isso quer dizer que seu estômago não vai rugir pedindo um lanche. Observe o teor de gordura dos biscoitos e compare a proporção de gordura e carboidratos com o leite.

Mas é muito caro!

Na verdade, também não. Uma caixinha de 200g dá para 5 porções de "leite low carb". E custa mais barato que uma caixa de leite. Ainda tem a vantagem de ser mais leve para transportar e mais fácil de armazenar, pelo tamanho.

Não tem mais desculpas.

Não precisa mais usar desculpas esfarrapadas. O leite é muito pobre em nutrientes e altamente alergênico. É carregado de substâncias químicas usadas nos tratamentos das pobres vaquinhas (se você quer ser vegetariano, consumindo leite e ovos, saiba que o processo de ordenha eletrônica é mais desumano e estressante para o pobre animal que o abate), que entram em nosso organismo por tabela.

Pode ser substituído por leites vegetais (experimente os de castanha ou de coco). Um achocolatado de leite de coco com cacau em pó é delicioso, low carb e diferente do habitual.

A acomodação de um hábito é a principal desculpa que damos para evitar um novo hábito. Pense, pesquise, experimente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Seu apoio é importante nessa jornada!