quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Mitos alimentares

CONTAR CALORIAS

Pare de contar calorias (o pensamento focado em calorias causou danos à saúde pública).

O uso de calorias explica reações físicas. As reações metabólicas no organismo humano são de origem química, e por esse motivo, nos equivocamos com o valor calórico dos alimentos. Este é medido através de um processo físico, onde o elemento é incinerado e o calor liberado é medido.

As calorias dos alimentos tem efeitos metabólicos diferenciados no corpo humano, logo, o critério calórico é completamente inútil no aspecto nutricional. Segundo o artigo do Dr Souto,
( disponível em http://www.lowcarb-paleo.com.br/2016/05/relatorio-do-forum-nacional-da.html) "o efeito na nossa saúde difere substancialmente dependendo de onde tais calorias foram derivadas. Por exemplo, porções com a mesma quantidade de calorias de açúcar, álcool, carne ou azeite de oliva têm efeitos completamente diferentes em sistemas hormonais tais como a insulina, e em sinais de saciedade tais como colecistoquinina e o peptídeo YY."

A absorção e metabolização dos macronutrientes contidos naquele alimento ingerido tem importância infinitamente superior ao valor nutricional. É irrelevante contar calorias e ignorar a raiz de todo o mal moderno de origem alimentar: O açúcar (carboidratos, açúcares, amidos, etc.)!  O açúcar e a insulina são mais íntimas que a Ana e a Mia, e tem a relação mais estável que um casamento com o acúmulo de gordura no corpo. Isso ocorre por que todo glicogênio (açúcar no sangue) que não é absorvido é armazenado em forma de gordura.

SUBTRAIR CALORIAS COM EXERCÍCIOS

Você já se perguntou por que é recomendado fazer exercícios? Obviamente, somos instigados a subtrair erroneamente as calorias (como contávamos antes em dietas hipocalóricas ineficientes). Segundo o professor Timothy Noakes, “os benefícios do exercício são inacreditáveis, mas se você precisa exercitar-se a fim de manter o peso baixo, sua dieta está errada”.

Isso não quer dizer que fazer exercícios é algo inútil. Muito pelo contrário: diversos são os benefícios da prática constante de atividades físicas: ganho respiratório, resistência física, elasticidade, flexibilidade, força, etc. Não é para eliminar esse hábito, mas esquecê-lo como forma compensatória para uma jacada.

COMER A CADA TRÊS HORAS ENGORDA

Os lanches tradicionais, que entendemos como light ou adequados para a manutenção do peso tendem a afetar de forma brusca a produção de insulina. Para efeito de durabilidade, facilidade de armazenamento e durabilidade do produto, os lanches consumidos tendem a ser compostos basicamente de carboidratos refinados (biscoitos, por exemplo), que volta a se relacionar com a insulina, trazendo a fome característica do ciclo dos carboidratos.

Já ouviu falar sobre o Jejum intermitente? Alguma coisa da estratégia das Anas está correta: O No Food. São necessários períodos de jejum para que o organismo elimine o glicogênio armazenado. Quanto ao tempo, 12 a 14 horas por dia são suficientes para calibrar o organismo.

CARBOIDRATOS DURANTE A NOITE

Esse é outro mito que achamos a vida inteira que é verdade. O Carboidrato engorda independente da hora que é consumido. Quanto ao consumo a noite, é valido concentrar nesse horário, justamente por causa do período de jejum prolongado durante o sono.

COMER GORDURA FAZ BEM E NÃO ENGORDA

A gordura saudável (sim, isso existe e é extraída de forma natural: manteiga, azeite de oliva, óleo de coco, gordura animal) é responsável pela saciedade nas refeições. O Doutor Souto explica que "em nível fisiológico, pois o consumo de gordura induz à saciedade e à sensação de estômago cheio e, quando comparada aos demais macronutrientes - proteínas e carboidratos - a gordura têm o menor impacto na glicemia e insulina." ( disponível em http://www.lowcarb-paleo.com.br/2016/05/relatorio-do-forum-nacional-da.html) 

Já as gorduras não saudáveis, processadas através de processo industrial (margarina, óleo de soja, algodão, canola, milho, girassol, etc) devem ser evitadas, uma vez que não são extraídas de forma natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Seu apoio é importante nessa jornada!