sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Hábito alimentar: Abrindo a cabeça mais um pouco.

Faço um novo convite para abrir mais ainda a cabeça no quesito alimentação:

Que tipo de refeição é ideal para cada momento?

Você provavelmente pensou no café da manhã tradicional, no almoço com comida no prato  e o jantar repetindo uma das duas refeições. Certo?

É uma questão de hábito, tomar um café com leite (com creme) e um pãozinho de manhã (um ovinho mexido com queijo) de manhã. Mas o que impede de comer o bife grelhado com molho e arroz que sobrou do jantar ou almoço do dia anterior no café? Teoricamente, nada! Na prática, apenas o velho hábito de comer algo mais "leve" no almoço.

Mas há locais em que, culturalmente, se consome carne do sol frita de manhã cedo, por exemplo. Isso confirma que o que comer é questão de hábito.

Que tal experimentar um frango grelhado com queijo e chá gelado (não industrializado, por favor) no lugar da torradinha light e pão com manteiga? Descubra a ausência de fome até depois de meio dia.

Antes de começar a low carb, seguia uma dietinha hipocalórica chumbrega, que me deixava o dia todo pensando em comer. Tomava um café preto com leite desnatado e umas torradinhas puras (sem manteiga) ou com um pouquinho de coalhada seca por que em uma colher de sopa tinham apenas 14Kcal. Quando chegava às 10 da manhã, estava morrendo de fome. E lanchava um iogurte grego light com sabor, que tinha mais carboidratos que tudo... Ao meio dia, já estava pedindo penico (ou melhor, mais comida)! E novamente, fome antes das 16h, mas aguentava firme até o horário chegar para então comer um sanduíche natural com duas fatias de pão de forma, queijo branco, peito de peru defumado, alface e tomate. Que tal contabilizar e se assustar? Tem o mesmo valor calórico de um ovinho mexido e muito mais carboidrato do que a gente imagina. E o jantar? Nescau light com leite desnatado. Acordava no outro dia comendo o pé da cama de fome.

Pra que serve um cardápio em uma dieta?

Obviamente para balizar seu hábito. Mas se alguém te desse apenas uma lista de alimentos permitidos e proibidos e quantidades (em grama) dos macronutrientes a consumir, você surtaria, certo? Afinal você não faz ideia de como fazer.

Com o tempo, você se acostuma a planejar além do cardápio, substituindo por exemplo o iogurte por coalhada por que são quase equivalentes em nutrientes. 

E aí? O que te impede de criar o seu próprio cardápio?

Posso comer tudo como no almoço?

Pode! Por que não um omelete de frango e tomate no café da manhã e café com creme à noite? O almoço como de costume (proteina + vegetais)...Conte seus carboidratos e veja se é possível! Na verdade, é impossível um grelhado com folhas e azeite de oliva dar errado por repetição na low carb.

Sabe aquele churrasquinho do fim de semana que sobrou por que você exagerou na quantidade de carne na churrasqueira, que dá pra almoçar mais uns 3 dias? Que tal reciclar (separe os cortes: picanha, asinha do frango, linguiça coração, etc.) e sirva nas diferentes refeições do dia. Eu já fiz isso e adorei. Quando contabilizei, 1400Kcal, 18g de carboidratos, dia inteiro sem fome e balança acusando menos peso no dia seguinte.

Como consegui fazer isso:

Foi só abrir a cabeça e quebrar o tabu do café da manhã (apesar de gostar muito do café com creme).

Parei

Parei de contar calorias, de planejar lanchinhos, de pensar o tempo todo em comida, de gastar com lanche, de pagar caro em comida a quilo (dificilmente ultrapassa 350g a refeição). Parei de tomar o Orlistate (não estava funcionando, só me dava dor de barriga) e aumentar a quantidade de gordura que como. Até agora, só lucrei. E nos meus vacilos, eu mesma consegui resolver sem surtar. Isso também foi relevante: parar de surtar! Cara, como é bom!

Descontinuei mas quero voltar:

Exercícios. Emagrecer e chapar até dezembro! Que tal? 
É um objetivo e tanto, não?

;* 

2 comentários:

  1. Olá,
    Tudo bem?
    Adorei seu post, me colocou pra refletir - E MUITO!
    Estou te seguindo,
    Bjokonas
    :***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mel, tudo bem? Obrigada pela visita. Que bom que meu post causou esse efeito em você!
      ;*

      Excluir

Deixe seu comentário! Seu apoio é importante nessa jornada!