segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Eles estão entupidos de carboidratos... Teoria da conspiração?

Os carboidratos podem ser os responsáveis pelo insucesso da sua dieta. Quando ingerimos alimentos ricos em carboidratos, o açúcar do sangue (glicogênio) se eleva, e o pâncreas se encarrega de elevar a insulina, que armazena o glicogênio no corpo em forma de gordura.

Estes alimentos são ricos (quase da realeza) em carboidratos e você ainda consome quando está de dieta:

  • Açúcar - Não adianta tentar amenizar e usar o açúcar de coco, ou o mascavo. Açúcar continua sendo açúcar, só que mais ou menos refinado. Quando refinado, pobre em outros nutrientes.
  • Barra de cerais - Cereais são ricos em carboidratos. Essas barras ainda contam com glucose de milho, mel ou outros aglutinadores para formar aquela massaroca gostosa.
  • Biscoitos - Seja o biscoito integral, doce ou salgado, todos eles tem trigo (o carboidrato mais pobre de nutrientes de todos) em sua composição.
  • Cereal Matinal Nesfit - Assim como a barra de cereais, independente das fibras, cereais são ricos em carboidratos.
  • Chá industrializado - Contém açúcar e espessante (evitar também as versões zero). 
  • Doces - Contém açúcar e mais diversos outros ingredientes ricos em carboidratos. Evite pães, leite condensado, massas de torta, frutas em calda, geléias, etc.
  • Frutas - As frutas tem muita frutose (açúcar da fruta) e devem ser evitadas em grande quantidade. 
  • Grãos - Os grãos são ricos em carboidratos, sobretudo em forma de amido. Milho, ervilha, soja, feijão, arroz, lentilha, aveia, etc, são ricos nessa substância.
  • Leite desnatado - 12g de carboidrato por copo e lactose (açúcar do leite). O leite integral sofre do mesmo mal.
  • Mel -  Açúcar puro, né?
  • Molhos industriais - Espessantes e açúcares na composição tornam esses alimentos ricos em carboidratos (deixe de preguiça e faça o seu).
  • Pão integral - Idem ao biscoito, cereais matinais, etc. Este alimento é riquíssmo em carboidratos com altíssimo índice glicêmico (aumenta muito o açúcar no sangue).
  • Raízes - Ricos em amido - isto é, carboidratos, mas com índice glicêmico baixo. Consuma com moderação.
  • Refrigerantes - Precisa falar? Quanto a versão zero açúcar, estão ok, mas há diversas outras substâncias a evitar na composição.
  • Sucos - Vide frutas. A diferença é são necessárias muitas unidades para 1 copo de suco (por exemplo, 6 laranjas fazem 1L de suco) e você ainda adoça a bebida.
Desde que aderi à dieta Low Carb. venho descobrindo cada vez mais que os carboidratos fazem mais mal do que bem. Eles não são exatamente um veneno, mas o consumimos de forma exacerbada no dia a dia, inclusive de forma orientada por médicos e nutricionistas. Mas como há correntes de pensamento para tudo - ufa! - muitos nutricionistas estão trabalhando com uma nova (velha na verdade) abordagem, onde a pirâmide nutricional se altera.

Nosso genoma ainda é primitivo, apesar de toda a evolução tecnológica e de costumes (inclusive o alimentar) que nos cerca. Isso só reforça que a alimentação baseada na pirâmide alimentar (difundida na década de 70) está equivocada. Desde a implantação desta orientação, registrou-se um elevado índice da incidência de sobrepeso, obesidade, diabetes, pressão alta e outras doenças associadas.

A alimentação atual e suas inverdades beneficiam a indústria em 3 ramos: alimentos (a indústria de alimentos, cuja base é da pirâmide alimentar recomendada pelo governo lucra bilhões vendendo produtos à base de trigo e açúcar), farmacêutica (com o passar do tempo, a dieta a base de carboidratos causam doenças e então, você procura um médico. Esse vai te prescrever um medicamento - que você irá tomar pelo resto de sua vida - alimentando a indústria farmacêutica, também bilionária) e estética (academias, clínicas de estéticas, suplementos, etc.).

Como nada dá resultado, sempre buscaremos uma solução rápida, fácil, eficiente. Muitas das tentativas são inúteis e ineficazes (uma hora para de dar certo) e você passará a procurar uma nova solução, criando um ciclo.

Dentre os males causados pelo consumo exacerbado de carboidratos, os já citados sobrepeso, obesidade, diabetes (elevação da insulina), hipertensão, inflamação generalizada (você acha que celulite é o que?), processos alérgicos, etc.

Então, consuma os carboidratos com moderação!
;*

2 comentários:

  1. Oi Ana
    Estou aqui primeiro pra te dar os parabéns pelo post anterior.
    Sobre os carbos é complicadíssimo pq o corpo tende a resistir de ficar sem eles. Mas é possível.
    Antes minha alimentação era Carboidratos (70 %) Gorduras (12%) Proteínas (18%) (uma tristeza).
    Ja agora com essa nova inspiração ( vc contribuiu muito para ela) estou com Carboidratos (43%) Gorduras (8%) Proteínas (49%) to me adaptando a esse quase low carb. confesso que tenho que melhorar muito. mas estou no caminho.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nath! Eu fui radical na minha "transição". Já tinha a neura de contar calorias. Só mudei o "objeto". Na segunda semana de Low Carb, já tinha observado bastante o que tinha muito e o que tinha pouco carbo. O mais difícil é abandonar o pão e a crepioca. O feijão com arroz e o pure de batata também dá trabalho, mas uma eliminação de cada vez já faz a diferença. Estou feliz por ter resultados tão rápidos, e por ter inspirado mais alguém.
      Andei lendo bastante sobre os carboidratos e os efeitos deles no nosso corpo. Fico cada vez mais chocada quando vejo ligação entre as doenças, alterações corporais, etc com esse macronutriente.
      Vamos que vamos!
      ;*

      Excluir

Deixe seu comentário! Seu apoio é importante nessa jornada!