sexta-feira, 7 de outubro de 2016

O legado das calças cintura baixa

A cintura baixa foi uma novidade dos anos 1960, na forma da calça saint-tropez, que mostrava escandalosamente toda a região o umbigo. A parte da frente da calça, que tinha normalmente 30cm, passou a ter entre 10 e 20cm, alongando o desenho do torso. Este corte de calças durou mais alguns anos como parte da cultura hippie, nos anos 1970, catapultou a cultura do jeanswear nos anos 1980 (época das cinturas antíssimas) e voltou com mais força de novo em meados dos anos 1990 e começo dos anos 2000... A calça de cós baixo voltou com mais força nos anos 90. Durante mais de 20 anos, a altura desse cós foi dominante dentre as peças vendidas, contribuindo para a modelagem do corpo de uma geração inteira.

Oi, como assim?

A CALÇA DE CÓS BAIXO É RESPONSÁVEL POR DEFORMAÇÕES CORPORAIS NO QUADRIL, BARRIGA E COSTAS.

Apesar de ser bonito, ao usar calça baixa e tanga, a mulher tende a ficar sem cintura e com os pneuzinhos aparecendo. O cós baixo do jeans e o elástico das calcinhas exercem ação mecânica no corpo. A força exercida divide a estrutura corporal naquele ponto, provocando uma modelagem diferente da original: a pressão do cós acaba formando uma nova “cintura” e assim gerando os indesejáveis pneuzinhos.



A SUA ROUPA PODE SER RESPONSÁVEL PELA MODELAGEM DO SEU CORPO

A localização do cós pode ser responsável por uma cintura fina e a ausência de pneuzinhos nas costas e na barriga. O ideal é que se use calças e calcinhas de cós acinturado (a cintura no lugar certo). As calças e saias de cós alto ainda são responsáveis por incríveis efeitos visuais, como o algongamento da silhueta, dando a impressão de corpo mais magro e mais alto.
Mas não adianta usar a calça alta e a calcinha baixíssima. O corpo irá dividir-se com duas cinturas do mesmo jeito.

DEVO ABOLIR?

Radicalismo nunca é positivo, mas eu quero abolir essas calças da minha vida! Aos poucos venho substituindo as peças do meu guarda roupa (mas juro que não consegui fazer o mesmo com as calcinhas - tenho 4 altas só). Ainda tenho algumas peças mais baixas, mas quando utilizo-as, de forma eventual, evito usar por muito tempo.

CINTAS E SHORTS MODELADORES FUNCIONAM?

Sim e não! (como assim, Ana?) Funcionam na composição do look, disfarçando quadris, marcando cintura e comprimindo os pneus. A longo prazo, ajuda a modelar o corpo se usando constantemente e religiosamente (a exemplo das cintas pós parto que todas as nossas mães utilizaram). E não funcionam se não tentar-mos eliminar os pneuzinhos da cintura quebrada com outros métodos.

E sim, eu as usaria no dia-a-dia, mas são pouco práticas. No geral, a calcinha de média compressão com cintura alta está de bom tamanho.

FORMAS DE ELIMINAR O PNEUZINHO DA CINTURA QUEBRADA

A faixa de banha horrorosa que se forma entre a cintura natural e a cintura quebrada pelo cós da calça tem característica flácida, localizada e de difícil eliminação. Não é impossível, mas pode ser facilmente amenizada com tratamentos específicos:
  • Dieta
  • Exercícios físicos
  • Ingestão de água
  • Cintas modeladoras e roupas que não deformem o corpo
  • Toalhas quentes (vide postagem http://colardeossos.blogspot.com.br/2016/08/vamos-perder-o-culote.html)
  • Criolipólise
  • Massagem modeladora
  • Drenagem linfática
  • Lipoaspiração

4 comentários:

  1. Muita coisa que tem um lado ruim vira moda, e isso é uma delas, e ainda tem gente que insiste em usar um numero menor e piora a situação final...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como me arrependo de ter usado calças tão baixas. Hora apertadas, hora folgadas (oscilação de peso e inalteração do guarda roupa dá nisso). Acho que até a cintura alta apertada deforma. Chegou a um ponto que as pessoas prezam mais a estética que o conforto.

      Excluir
  2. Minha mãe não me deixava usar porque dizia que iria me deformar e que não ficava bem em mim.
    Em partes ela tinha razão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ela tinha razão! Você poderia ter uma "bunda dupla" atualmente. Não ficar bem em você era só um outro argumento pra persuadir você! Minha mãe fez o mesmo comigo. O problema foi quando comecei a comprar minhas roupas sozinha. Aí ferrou tudo!

      Excluir

Deixe seu comentário! Seu apoio é importante nessa jornada!