segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Você sofre com a Compulsão Alimentar?


Atenção se você:

  • Come escondido 
  • Come rápido 
  • Come sem estar com fome (distrai os dentes) 
  • Come até se sentir mal 
  • Está sempre comendo/mastigando 
  • Come para se sentir bem 
  • Sente culpa por ter comido demasiadamente 
Você pode estar sofrendo de Compulsão Alimentar  (sim, no gerúndio mesmo, eu sei que é chato, mas é uma situação passageira, que vem e volta).

O que é

Compulsão alimentar ou transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP) (do inglês binge eating disorder) é um distúrbio alimentar de origem nervosa (mental) em que a pessoa sente a necessidade de comer mesmo sem fome. Pessoas com compulsão alimentar comem grandes quantidades de alimentos em pouco tempo. Durante o episódio de compulsão a pessoa sente perda de controle. É caracterizado pela ingestão de grande quantidade de alimentos em um período de tempo delimitado (até duas horas), acompanhado da sensação de perda de controle sobre o quê ou o quanto se come.

Possíveis Causas

Dieta inadequada;
Comer por conforto emocional;
Estresse;
Problemas com a imagem corporal
Transtornos alimentares
Traumas passados

Como tratar

Procure um médico (Clínico geral, Nutrólogo, Psiquiatra, Endocrinologista) caso suspeite do quadro. Para facilitar o diagnóstico, você pode listar os sintomas e há quanto tempo eles surgiram; levar histórico médico (remédios e suplementos tomados nos últimos tempos, acontecimentos estressantes, rotina, etc); leve um acompanhante se possível. Descreva seus hábitos alimentares (o que come, frequência, os horários que sente vontade de mastigar sem estar com fome, algo que o faça comer mais, etc.

O Diagnóstico

Vale ressaltar que não há nenhum exame ou teste que o diagnostique com transtorno de compulsão alimentar. O diagnóstico é feito por anamnese, ou seja, com base nas informações fornecidas pelo paciente e se necessário, familiares. O médico pedirá exames para avaliar a saúde e verificar se há outros transtornos mentais associados.

Como é feito o tratamento?

O tratamento da compulsão alimentar deve ser acompanhado por um psiquiatra especializado (ok, isso não é nada barato) e direcionado para lidar com fatores físicos e emocionais. A introdução de remédios é feita somente se a quantidade de episódios de compulsão alimentar justificar a necessidade. Quando o tratamento conta com medicamentos, são utilizados remédios para ansiedade ou inibidores de apetite.

Como conviver

Deve-se trabalhar o autocontrole e procurar identificar os gatilhos do distúrbio e os minimizar ao máximo, de preferência, eliminar. Isso não quer dizer que você não deva comparecer à confraternização de Natal, mas evitar por exemplo aquela noz que te dá desespero para manter-se mastigando.

Há diversas dicas para as bocas nervosas, como chicletes sem açúcar ou coco seco. Manter a mente ocupada também ajuda bastante (leia um livro, escreva textos, esqueça a vontade de comer se não está com fome). Quem busca ajuda também precisa se ajudar, ok?

Eu acho que tenho compulsão alimentar. O que faço?

Também achei que tivesse, mas lendo os textos que usei como base para elaborar esse informativo, acabei me convencendo que não. Ou que tenho autocontrole ou episódios isolados. Siga todas as dicas acima e mantenha-se firme!

;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Seu apoio é importante nessa jornada!