quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Transtornos Alimentares e Dismórficos

Muito se engana quem pensa que os Transtornos alimentares se resumem a Ana, Mia e compulsão. Há diversos outros distúrbios, com diversos fatores desencadeantes (trauma, ma formação genética, padrões de beleza, etc.). Pesquisando um pouco sobre a Compulsão Alimentar (post recente aqui: https://colardeossos.blogspot.com.br/2016/09/voce-sofre-com-compulsao-alimentar.html). Achei interessante compartilhar, afinal, uma lâmpada de alerta se acendeu para coisas que eu ao menos conhecia!

Transtornos Alimentares são severas perturbações do comportamento alimentar que produzem diversas alterações fisiológicas e/ou comportamentais.

Principais ocorrências:

A Anorexia se resume ao distúrbio alimentar que gera perda de peso acima do que é compatível à idade e altura. Os indivíduos com anorexia podem apresentar medo intenso de ganho de peso, até em circunstância de estar abaixo do peso padrão. E podem realizar abuso de dietas e jejum. Esse transtorno pode se associar à bulimia, ortorexia e outros distúrbios psicológicos, como depressão.

(Tenho episódios isolados dos sintomas, que creio ser consequência da bulimia. Há diversas características comuns a diversos transtornos que faz com que fiquemos confusas em nosso autodiagnóstico).

A Bulimia é um transtorno alimentar que leva a pessoa a exagerar na ingestão de alimentos e logo a seguir provocar o vômito, ou ainda fazer uso de outros recursos como tomar laxante, ficar um longo período sem se alimentar ou praticar exercícios físicos em excesso, para impedir o ganho de peso. Esse transtorno pode se associar à anorexia, ortorexia, compulsão alimentar, TOC por alimentos, vigorexia, hipergrafia e outros distúrbios psicológicos, como depressão.

(Muita gente com bulimia acredita ter anorexia devido a semelhança de alguns sintomas. Eu gosto de comer e me sinto culpada pelo que como, morrendo de medo de engordar. Exagero nos excrcícios, tomo remédios, me privo de muita coisa).

A Ortorexia é um transtorno alimentar recentemente diagnosticado, que surge quando a pessoa se torna obsessiva quanto aos padrões daquilo que come. Ao contrário da anorexia ou bulimia, a pessoa permite-se comer, mas fica tão obcecada com o que come que todos os seus pensamentos ficam ocupados com a dieta. Esse transtorno pode se associar à ortorexia, TOC por alimentos, vigorexia, outros distúrbios psicológicos, como depressão.

(Talvez eu já tenha passado por isso. Dietas específicas com privação de elementos, horas pensando no que comer/preparar e como fazer. Creio que desenvolvi isso no meu período de adaptação a corrida).

O transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) (do inglês binge eating disorder) é caracterizado pela ingestão de grande quantidade de alimentos em um período de tempo delimitado (até duas horas), acompanhado da sensação de perda de controle sobre o quê ou o quanto se come. Para caracterizar o diagnóstico, esses episódios devem ocorrer pelo menos dois dias por semana nos últimos seis meses, associados a algumas características de perda de controle e não acompanhados de comportamentos compensatórios extremos. Esse transtorno pode se associar à anorexia, bulimia, TOC por alimentos, vigorexia, hipergrafia e outros distúrbios psicológicos, como depressão.

(Me identifico profundamente com o diagnóstico. Ele pode se associar à Bulimia e Ortorexia. Quanto mais eu leio, mais doente acredito que eu seja!)

Semelhante aos outros transtornos obsessivos compulsivos, o Transtorno Obcessivo Compulsivo por Alimentos envolve pensamentos incontroláveis, repetitivos e persistentes, que só são aliviados enquanto o indivíduo se alimenta. Enquanto não se alimentar seguindo suas crenças o indivíduo sofre de uma ansiedade crescente e pensamentos constantes até ceder e é imediatamente reforçado positivamente (com o prazer de comer) e negativamente (com o alívio da ansiedade) enquanto estiver comendo. Mesmo que esteja ciente de que seus pensamentos são prejudiciais a si mesmo, irrealistícos e inapropriados o indivíduo não consegue controlá-los. Esse transtorno pode se associar à anorexia, bulimia, ortorexia, compulsão alimentar, TOC por alimentos, vigorexia, hipergrafia e outros distúrbios psicológicos, como depressão.

(Não preciso nem comentar! Acho que vou procurar um psiquiatra!)

A Vigorexia é uma obsessão pelo corpo musculoso, considerada um transtorno dismórfico corporal caracterizado pela alteração da autoimagem. Esse transtorno pode se associar à anorexia, bulimia, ortorexia, compulsão alimentar, TOC por alimentos, vigorexia, hipergrafia e outros distúrbios psicológicos, como depressão, hipocondria, etc.

(Já fui assim na minha época de ginasta! Hoje me preocupo mais com o fato que os músculos gastam mais energia que outras partes do corpo e com a flacidez)

Hipergafia é decorrente de algum acontecimento traumático que acaba fazendo com que a pessoa desenvolva uma vontade excessiva de comer. Com isto há um rápido aumento de peso, resultando em obesidade e muitas vezes em baixa autoestima. Esse transtorno pode se associar à  compulsão alimentar, TOC por alimentos, e outros distúrbios psicológicos, como depressão.

(Imagine a tristeza que esse transtorno pode causar! Acontece algo péssimo na sua vida, você desconta na comida, engorda pacas, diminui a autoestima e pode desenvolver anorexia, bulimia, ou outro transtorno a mais.)

Outros transtornos alimentares associados à característica fisiológica:

A Pica, também conhecida como Alotriofagia ou Alotriogeusia, é uma afecção rara entre seres humanos, de apetite por coisas ou substâncias não alimentares (isto é,solo/terra, moedas, carvão, giz, tecido, etc.) ou uma vontade anormal de ingerir produtos considerados ingredientes de alimentos, como diversos tipos de farinha, de tuberosas cruas (como batatas), amidos (por exemplo de milho ou de mandioca), etc. Não é fruto de alterações psicológicas.

Transtorno de Ruminação consiste na repetida regurgitação e remastigação de alimentos, que se desenvolve em um bebê ou criança após um período de funcionamento normal e dura por pelo menos 1 mês. O alimento parcialmente digerido é regurgitado sem náusea, esforço para vomitar, repugnância ou transtorno gastrintestinal aparentes. O alimento é então ejetado da boca ou, mais comumente, mastigado e engolido de novo. Não é fruto de alterações psicológicas.

A Síndrome de Prader-Willi é a causa genética mais comum de obesidade potencialmente fatal em crianças. Pessoas com síndrome de Prader-Willi têm problema no hipotálamo, uma parte do cérebro que controla a sensação de fome e saciedade. Como resultado, que tem a síndrome de Prader-Willi nunca se sente saciado e possui necessidade constante incontrolável de comer. Não é fruto de alterações psicológicas.

2 comentários:

  1. Não sei se tenho algum. Mas incrivelmente to quebrando minhas próprias barreiras.
    Não me peso todo dia .
    Comer mais saudavel.
    Não me culpar se algo sai do controle ( esse estou trabalhando)
    Não pensar toda hora em comida ou auto imagem .
    São passos necessários de todos os meus dias
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte a sua! Me sinto cada vez mais paranóica. :(
      Fico feliz por você!
      Obrigada pela visita, Nath!
      ;*

      Excluir

Deixe seu comentário! Seu apoio é importante nessa jornada!