quinta-feira, 10 de novembro de 2016

21 dias para um novo hábito

Obviamente, alguém já te disse que o corpo necessita de 21 dias para se adaptar a um novo hábito. Eu ouvi distorcido, com um tempo maior. Mas indo ao que interessa: segundo esse post, tudo o que você precisa são 21 dias de determinação e disciplina fazendo ou deixando de fazer determinada coisa.

É uma ótima ideia para adaptação de dietas, exercícios e rotinas. Por exemplo: quero iniciar um exercício. Repito aquela rotina forçosamente todos os 21 dias consecutivos ou 21 vezes e tcharan, meu corpo começa a sentir falta daquela rotina e começa a fazer o que era penoso no modo automático.

Técnica dos 21 dias

A “técnica dos 21 dias” não é uma teoria em si mesma, e sim uma prática derivada de conceitos da sabedoria antiga, já ensinados na Índia e outras culturas milenares. Um indivíduo, para modificar um comportamento, melhorar uma habilidade ou para modificar ou formar um hábito, necessita manter acesa a chama da motivação e persistir praticando por um período suficiente até que esteja consolidado e comece a aparecer espontaneamente, tanto no corpo quanto na mente.

O período de 21 dias é considerado adequado pelos que praticaram a técnica – mas ressaltando que alguns hábitos mais complexos vão necessitar da repetição espaçada e incremental por alguns ciclos de aprendizado-habituação, até se chegar a uma condição excelente.

4 comentários:

  1. Muitíssimo interessante!
    21 dias então... Vamos contar. 21 vezes, vamos lá.
    Gostei disso.
    Bjokonas
    :**

    ResponderExcluir
  2. Que legal!
    Vou tentar ver se realmente são 21 dias.

    Força!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Seu apoio é importante nessa jornada!