sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Você quer emagrecer? Eu também!

Ninguém emagrece sem esforço. A beleza dói quando entra em nós!

Emagrecer é o desafio de qualquer uma de nós. Sempre queremos, tentamos, as vezes conseguimos e depois pode ser que botemos tudo a perder! Já perdi as contas de quantas vezes engordei novamente e tornei a me esforçar para emagrecer. Mas nunca estive do jeito que gostaria. O que faltou em mim? Determinação, auto controle, continuidade do processo, evolução de processos, compensação do mal hábito, quebra de paradigmas, perder a preguiça...

Não sei por onde começar!

Nem eu! Não é a toa que eu tento e tento novamente. Quando dá certo continuo, se não, tento outra coisa! Cada organismo é um organismo diferente, e o que resolve para você pode não resolver para mim. Mas tem coisas que funcionam para todos: Dieta e Exercício Físico!

A mudança de hábitos é fundamental para o emagrecimento. O auto controle é o exercício mais importante a ser inciado. Quanto a ordem, faço dieta primeiro, exercício primeiro ou ambos? Sendo sincera, não sei. Comigo, fazer os dois funciona, mas não posso ajustar ambos ao mesmo tempo. Preciso de uma adaptação.

O que deu certo comigo:

Primeiro eu cortei alguns hábitos:
Reduzi o consumo de farinhas brancas, principalmente com glúten (pães, biscoitos, macarrão, etc.), refrigerantes e doces, produtos industrializadas, etc.

Em seguida:
Iniciei exercício físico aeróbico: caminhada, depois evoluí para corrida. O tempo foi com base nas minhas tentativas, mas em menos de dois meses já corria 5km três vezes por semana. (Respeite o tempo para recuperação muscular, ok?) E só então comecei a dieta mais rigorosa.

Passo final do ciclo:
Iniciei a dieta de 1000kcal. Ela foi passada por uma nutricionista, com alimentos específicos para as atividades que fazia.

Adição de atividade física:
Adicionei posteriormente musculação cinco vezes na semana. Continuei correndo dia sim, dia não. Quando o peso estagnou, foi necessário mexer na dieta (pasmem, aumentar o consumo de calorias me fez emagrecer! 1200Kcal diárias). Um pouco depois, acrescentei mais uma atividade: uma arte marcial (Muay Thai).

E deu certo?

Deu, mas perdi o auto controle. Achar ele de volta ta difícil! Engordei novamente quando tive uma série de acontecimentos: quebrei o pé (tive que parar 6 meses os exercícios), arrumei o amor da minha vida (amar engorda) e depois tive o tal do zika vírus (esse me f$#@u de verdade). Continuo me esforçando, mas não com a mesma determinação que tinha anteriormente.

Um transtorno adormecido ressurgiu em mim: a bulimia!

E seus planos?

Enquanto brinco de tentar emagrecer sem ter auto controle, me frusto e fico deprimida. Nem eu consigo me ajudar se não estiver determinada. O ideal é seguir o plano de ação ao invés de adiar cada dia mais a execução dele.

E apelar para remédios?

É a lei do menor esforço e uma das faces da Mia! Venho me entupindo de remédios (lax, diu, orlistate) e tomando diversos suplementos milagrosos (chá verde em cápsulas, quitosana, ácido linoléico). Acredito que esteja ajudando a manter o peso, mas não emagrecer.

Atividade física

Hoje em dia corro quando tenho disposição. Não estou regrada no treino e a minha resistência diminui bastante. Faço aulas de dança do ventre (mais como terapia que como exercício, pois o gasto calórico é insignificante).

Planos futuros

Andei pesquisando sobre a Dieta Dukan, mas ainda não me determinei a seguir (falta esforço). Comprei os livros, fiz lista de compras, mas ainda não pus em prática. Falta vergonha na cara, esforço e determinação para fazer minhas refeições e levar para o trabalho.

Quero voltar a malhar novamente, estou esperando apenas o meu salário entrar! Tenho também que me esforçar para continuar a corrida como eu fazia anteriormente.

Talvez consiga me livrar dos remédios, e me manter apenas com os suplementos (ja os tomava na época que eu estava bem).

Quando é o futuro pra você?

A noção de futuro tem a ver com determinação, força, foco, etc! Tentarei novamente a receita iniciada da vez que consegui ficar bem. Mas quando?
Meu futuro tá ligado a minha força de vontade para a dieta (empurrando com minha barriga gorda) e com o meu salário.

Quando realmente você terá força de vontade para tentar, foco para continuar e determinação para persistir? Isso é essencial!

;*

2 comentários:

  1. Pois é, nem todo alimento faz o mesmo feito em todos os corpos, mas malhas e comer menos faz sim efeito! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre faz! E as vezes variar a dieta ajuda mais ainda!

      Excluir

Deixe seu comentário! Seu apoio é importante nessa jornada!