terça-feira, 13 de setembro de 2016

Cafeína - Termogênica e Estimulante

Eu estava respondendo os comentários quando o tema surgiu! A maldita cafeína!

O que é

A cafeína é um composto químico de fórmula C8H10N4O2 — classificado como alcalóide do grupo das xantinas e designado quimicamente como1,3,7-trimetilxantina. É encontrado em certas plantas (várias plantas possuem cafeína na sua composição, não sendo exclusiva do café, como a erva mate, guaraná,cacau, chá verde e cola) e usado para o consumo em bebidas, na forma de infusão, como estimulante.

Como funciona? 

Os benefícios ou prejuízos vão depender de um detalhe: a dose. Dependendo da quantidade pode ser um "santo remédio", como prevenir a doença de Parkinson e o diabetes, segundo estudos recentes, ou seu excesso se transformar em "veneno", levando a arritmias cardíacas muitas vezes fatais (10g). Doses terapêuticas de cafeína estimulam o coração aumentando a sua capacidade de trabalho, produzindo também dilatação dos vasos periféricos.

A cafeína atua no sistema nervoso central como um estimulante direto por inibir a ação da adenosina, sendo esta substância uma participante do sistema de freio do cérebro, funcionando como um discreto calmante. Ao diminuir os efeitos da adenosina, a cafeína deixa nosso cérebro em constante alerta e com mais atenção e concentração, diminuindo também a fadiga mental. Atua ainda sobre o metabolismo basal e aumenta a produção de suco gástrico.Sua rápida ação estimulante faz dela poderoso antídoto à depressão. Outro efeito também conhecido da cafeína é causar uma dilatação dos brônquios pulmonares, otimizando assim a capacidade respiratória.

É sabido também que a cafeína estimula a lipólise por inibir uma enzima chamada fosfodiesterase. O que é a lipólise? Garanto que é aquilo que todo gordinho e também os marombados desejam: utilizar as células de gordura (adipócitos) estocadas em nosso corpo para gerar combustível para queima durante os momentos que o corpo necessita de um extra de energia para manter as atividades musculares que estão sendo exigidas. Este é o famoso efeito termogênico da cafeína, ou seja, ao transformar a gordura em fonte de energia há geração de calor e elevação da temperatura corporal (termogênese).

Doses benéficas não devem utrapassar 300mg/dia.

Efeitos colaterais

A ingestão excessiva pode provocar, em algumas pessoas, efeitos negativos como irritabilidade, ansiedade, dor de cabeça e insônia. Os portadores de arritmia cardíaca devem evitar até mesmo dosagens moderadas, ainda que eventuais, da substância. Altas doses de cafeína excitam demasiadamente o sistema nervoso central, inclusive os reflexos medulares, podendo ser letal. Estudos demonstraram que a dose letal para o homem é, em média, de 10g.

Estes efeitos benéficos cerebrais da cafeína ocorrem com doses que não ultrapassem 300 mg/dia. Acima disto, pode causar irritabilidade, insônia e até mesmo dificultar a concentração. Aliás, quem dorme pouco por insônia deve evitar o uso do café pelo menos nas 12 horas que antecedem a hora de dormir.

Existe o risco de desenvolvimento de dependência da cafeína. A ingestão frequente da cafeína com uma parada abrupta pode causar sintomas de abstinência como dores de cabeça, náuseas e irritabilidade. Nestes casos, a diminuição da sua ingestão deve ser gradativa, aos poucos e com orientação médica.

Além disso, como a cafeína é muito consumida por praticantes de atividades físicas, os laboratórios produtores de suplementos desenvolveram técnicas para isolar esta substância e até mesmo produzi-la sinteticamente, para ser adicionada em produtos termogênicos (que queimam gordura). Dessa forma, é muito comum encontrar cafeína em cápsulas ou em pó (geralmente misturada a alguma solução, como nos energéticos).

Dosagens
  • 30 ml de café espresso: 40 a 75 mg
  • 1 xic. de 240 ml de café coado: 95 a 200 mg
  • 1 xic. de 240 ml de chá mate:27 mg
  • 1 xic. de 240 ml de chá verde:24 a 40 mg
  • 350 ml de refrigerante à base de cola:30 a 35 mg
  • 240 ml de bebidas energéticas:36 a 80 mg
  • 25 gramas de chocolate amargo:17 a 23 mg
  • Analgésicos que possuem cafeína em sua fórmula: até 50 mg.
Termogênicos e outros estimulantes

Qual a importância dos termogênicos e estimulantes na minha vida Ana & Mia?
É um auxílio a mais. Há diversas substâncias que se encaixam nessa classificação (há outras postagens no blog que podem ser consultadas). Há diversos alimentos e substâncias termogênicas, isto é, aceleradoras do sistema metabólico, propiciando maior queima de gordura e elevação da temperatura corporal (e eu achando que tinha febre com frequência).

O efeito estimulante é importante em uma dieta no auxílio em manter o ânimo e evitar a depressão. Manter-se animada ajuda a manter o foco e evitar jacadas. Já o efeito termogênico auxilia na queima da gordura, através da inibição da lipólise (o orlistate também faz isso).

Esse tópico não existe com a intenção de estimular o uso de anabolizantes e drogas sintéticas, mas sabe-se do efeito das anfetaminas, cocaína e outras drogas ilícitas, anabolizantes, entre outros, propiciando o emagrecimento rápido combinado com a degradação do sistema central nervoso e falência de órgãos.  Por esse motivo, o assunto não será explorado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Seu apoio é importante nessa jornada!